Além de soja, milho e peixe, Sorriso já está começando a se destacar mundialmente pela produção de frutas como coco, abacaxi, manga, acerola e banana. No sábado (20), empresários irlandeses do ramo de bebidas alcoólicas visitaram o município e avaliaram de forma positiva a produção local. De acordo com Peter O´Neil, o objetivo da missão foi conhecer a região e identificar novos produtos, principalmente frutas que são completamente exóticas na Europa, mas bem comuns por aqui. “Estamos procurando novas frutas e também mel, produzidos de forma saudável, com a menor incidência possível de químicos, tanto para distribuição “in natura” como para a produção de vodka, por exemplo.

No início de 2017, a Administração Municipal formatou o programa “Frutifica Sorriso”, que vem consolidando políticas públicas e ações no sentido de potencializar a fruticultura no município, em especial no Assentamentos Jonas Pinheiro e Santa Rosa, no Projeto Casulo e no Cinturão Verde.

“É muito importante receber esta comitiva de irlandeses em nosso município, principalmente para conhecer, não só o que produzimos em larga escala, mas também nossa produção da agricultura familiar”, comenta o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego. Ainda segundo ele, atualmente, 60 hectares de terra estão dedicados à produção de frutas, mas a expectativa é chegar a mil até 2020.

O prefeito Ari Lafin aponta a importância destas trocas de experiências. “Estamos ainda nos preparando para o mercado consumidor interno, mas também já podemos pensar em atender o mercado externo se assim for necessário”, destaca o gestor, acrescentando que já está em discussão com os governos estadual e federal, a possibilidade de tornar o Aeroporto Regional Adolino Bedin um porto seco, de modo a promover a exportação destes produtos de maneira rápida e eficiente.