Niki Nelson Antonietti, (sim! O bombeiro que resgata vidas humanas, também cuida de abelhas!) integrante do VitaMel, explica que essa foi uma ação preventiva. “Resgatamos o enxame que estava agrupado na árvore para o ataque desses vetores à família e à circunvizinhança”, frisa.

Já o secretário-adjunto da SAMA, Márcio Kuhn, pontua que situações como essa mostram que Sorriso não é só a Capital do Agro. “O Município produz em larga escala, mas nunca deixou de cuidar do pequeno produtor; temos aqui uma rede forte da agricultura familiar e a proliferação dessas abelhas deixa isso muito claro: Sorriso produz toneladas de soja, mas também produz muito mel de boa qualidade”, diz. Outro fator destacado por Márcio é a importância da abelha na polinização das culturas, quer seja ou de grandes lavouras ou de pequenos espaços.

“A presença de enxames migratórios grandes como esse demonstram ainda a qualidade ambiental do nosso ar, da nossa terra e da nossa água. Abelhas são seres frágeis e a presença delas e reprodução natural mostram que aqui há sustentabilidade”, acrescenta.

Márcio acrescenta que não é seguro que a população faça o resgate desses enxames. “Ao se deparar com uma situação dessas é só solicitar a retirada pelos telefones 3545-4729 ou 193. Todas as colmeias são recondicionadas em local seguro e que garante a sobrevivência e produção do mel em parceria com apicultores locais”, conclui.