A 12ª edição do projeto social Bombeiros do Futuro, edição 2018, foi lançada nesta manhã (08), na sede da 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar. De acordo com o regulamento, as inscrições serão realizadas a partir de amanhã (07), até a próxima sexta-feira (09), na sede da Companhia, no horário das 13h às 17h. Foram disponibilizadas 100 vagas.

Para a inscrição, é necessário apresentar uma foto 3x4, comprovante de matrícula escolar, comprovante de residência, cópia de documento pessoal do aluno, comprovante do cadastro único e carteira de vacinação. A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que o projeto é aberto para crianças de oito a 12 anos, preferencialmente alunos de escola pública e inscritos no cadastro único do Governo Federal.

As aulas serão realizadas entre o dia 24 de março a 13 de junho, na Escola Municipal Jardim Amazônia, na Avenida Curitiba, 642, bairro Jardim Amazônia. Já a aula inaugural será realizada no dia 27 de março, às 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

O comandante da 10ª CIBM, Capitão Weber Dionísio Batista Júnior, pontuou que o programa é uma forma de contribuir na formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e construtores de atitudes benéficas para fomentar a cultura da paz.

Jucélia Ferro complementou que esse é um projeto grandioso. “Esse projeto nos possibilita ofertar uma base concreta para que todos os participantes se tornem pessoas do bem, pois trabalha com cidadania e resgate de valores como o patriotismo, o que se reflete na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos e de seus deveres”, explicou.

“Em edições anteriores, o projeto foi desenvolvido no Cras da Praça CEU, no Cras São Domingos e na própria Companhia. Nesta edição vamos realizar no Jardim Amazônia visando contemplar toda a cidade”, destacou Jucélia.

O Bombeiros do Futuro, desenvolvido em parceria entre a 10ª CIBM e a Administração Municipal, tem como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes ações de prevenção, visando o desenvolvimento físico, organização psicossocial e potencialidades humanas. Por meio do projeto, a Administração Municipal e os Bombeiros, visam orientar as crianças e adolescentes nos serviços de prevenção, extinção de incêndios, controle de pânico, busca e salvamento, além da proteção do meio ambiente e socorros de urgência.

Também são promovidas atividades cívicas para o exercício da ordem e civilidade; motivação da criança e dos adolescentes a freqüentar a sala de aula, além de incentivar aos participantes o sendo de responsabilidade para com a família, escola e comunidade.