Foi assinada nesta manhã (27), a renovação do termo de cooperação do projeto “Formar para Socializar”, que tem como meta promover o acesso à qualificação profissionalizante. A partir de amanhã, os interessados em participar dos cursos poderão procurar a Secretaria de Assistência Social, das 7h às 13h ou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em horário comercial, para realizar a inscrição.

Realizado em parceria pela Prefeitura Municipal de Sorriso com o Senai, o programa recebe o apoio da Promotoria Pública, Fórum de Justiça e Câmara de Vereadores. O termo de cooperação conta com investimentos de R$ 350 mil, sendo R$ 175 mil de investimentos diretos da Administração Municipal e R$ 175 mil de recursos do Senai.

A primeira edição do projeto foi realizada em 2016, com 530 cursistas participantes. O programa terá continuidade neste ano e também ao longo de 2018 com a oferta de mais 425 vagas em 17 turmas com formações diferentes. Para quatro cursos – Instalação e manutenção elétrica e predial; Confeiteiro; Pedreiro de alvenaria e Promotor de vendas; as matrículas abrem amanhã (28) e se estendem até o dia 06 de outubro. AS aulas terão início no dia 09 de outubro. Os cursos são gratuitos e são ofertadas 25 vagas em cada formação.

A gerente do Senai/Sorriso, Dayanni Rosseto, destacou a relevância do projeto. “A missão do Senai é contribuir com a competividade e o crescimento industrial. Ao ofertar mão de obra qualificada com esses cursos, estamos cumprindo essa missão”, disse. Dayanni ressaltou que a taxa de empregabilidade dos cursistas do Senai é de 85% em menos de um ano após a formação.

O promotor de Justiça, Márcio Florestan, pontuou que dispor de mão de obra especializada é fundamental. “Ao analisar índices econômicos e conversar com empresários, percebemos que vagas de emprego existem, porém, faltam pessoas qualificadas”, acrescentou Florestan.

Segundo Florestan, entre as novidades do projeto em relação à primeira edição está o fato de que ao concluir o curso, todos os participantes irão ter seu currículo elaborado e enviado para o Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Também teremos uma reunião com empresários para sensibilizar em relação à contratação”, completou.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, pontua que o objetivo principal do ‘Formar para Socializar’ é promover a inserção dos jovens e adultos no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, com enfoque em diversas áreas da indústria, a fim de proporcionar conhecimento e fortalecer o empreendedorismo. “Como o programa é vital nesse sentido, vamos ofertar vários cursos, em um total de 17 turmas até o final de 2018. Os cursos abordam as mais diversas áreas da indústria e também do empreendedorismo”, explicou. Para 2018 novas áreas de atuação, como o comércio serão ofertas nos cursos.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Marlon Zanella pontuou que todos os edis entendem a importância do projeto no município. “O programa vem para somar e temos certeza que o Senai irá desempenhar um trabalho fantástico com os cursistas”, argumentou Zanella.

O prefeito Ari Lafin lembrou que o município realiza um trabalho interdisciplinar desde janeiro focado no ser humano. “Atendemos hoje, em parceria com a AABB Comunidade cerca de 100 crianças. Temos projetos em andamento como o Bombeiros do Futuro, em que atendemos 100 crianças no primeiro semestre e mais 100 agora, no segundo semestre. Além dos atendimentos no CRAS e das 1,7 mil crianças que frequentam o projeto Atletas do Futuro, sempre com o foco voltado para o desenvolvimento social do ser humano”, frisou Lafin.

Conforme o prefeito o Formar para Socializar é mais uma maneira de ofertar “formas para que nossos cidadãos continuem estudando e buscando por melhores oportunidades no mercado de trabalho”.

Também participaram do ato nesta manhã, a promotora Maísa Fidelis Gonçalves Pyrâmides e os vereadores Toco Baggio e Dirceu Zanatta.

Requisitos para inscrição

Para se inscrever no curso de Instalação e manutenção elétrica e predial, o interessado precisa ter idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima do 6.º ano (antiga 5ª série), serão 120 horas de formação. Para o curso de Confeiteiro é exigida idade mínima de 16 anos e ser alfabetizado, serão 160 horas de formação.

Para Pedreiro de alvenaria é necessário idade mínima de 18 anos e o Ensino Fundamental I completo (antigo 1º ao 5º ano), são 160 horas de curso. E por fim, para o curso de Promotor de vendas é necessário idade mínima de 15 anos e o candidato pode estar cursando o Ensino Fundamental II (antigo 5º ao 8º ano), também serão 160 horas de curso. Para a matrícula também é necessário apresentar RG, CPF e comprovante atual de residência, isso é, dos últimos três meses.

Lembrando que as inscrições podem ser feitas entre os dias 28 de setembro a 06 de outubro na Secretaria de Assistência Social, das 7h às 13h ou no Senai, em horário comercial. As aulas terão início no dia 9, na sede do Senai.