O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, está em Sorriso onde inaugurou, nesta sexta-feira (26) mais uma vara criminal. O fórum agora contará com sete varas, sendo duas específicas para ações criminais, onde devem tramitar cerca de sete mil processos.

Durante a cerimônia, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância da justiça acompanhar o crescimento e as demandas do município. “Nosso município cresce de 8 a 10% ao ano, números que exigem muito de nós administradores. Temos várias deficiências para serem enfrentadas nessa importante e delicada área, que é a segurança pública. Mas fico imensamente agradecido ao ver que a cidade está crescendo e o Poder Judiciário está acompanhado com a ampliação das ações da justiça”.

Para o juiz diretor do Fórum de Sorriso, Jacob Sauer, a nova vara criminal é uma conquista importante para toda a comunidade. “A comarca de Sorriso conta com seis varas há doze anos. A sexta foi instalada quando a cidade tinha 40 mil habitantes. Hoje a cidade tem aproximadamente 90 mil habitantes e continuamos com o mesmo número de varas. Aprendemos a fazer cada vez mais, com o pouco que temos, mas chegou a hora da ampliação. Nós precisávamos muito dessa segunda vara criminal, pois infelizmente a violência vem aumentando em nosso município. Essa vara irá nos permitir trabalhar mais em prol da segurança pública”.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso ressalta que, com a instalação de mais essa vara, os processos criminais ganharão mais celeridade. “Temos que prestar serviços jurisdicionais para toda comunidade, e isso é feito por meio das varas judiciais. Sabemos a importância de mais uma vara criminal e mais um juiz criminal, para agilizar as sentenças e diminuir a sensação de impunidade. Se os processos demoram para ser julgados, as pessoas não são condenadas, ou absolvidas, e muitos casos acabam prescrevendo. Agora os processos serão resolvidos de uma forma mais eficaz e rápida, e teremos uma reposta melhor para a comunidade”, declara o desembargador Rui Ramos.

O desembargador explica ainda que próximo passo será aumentar o número de servidores e abrir um edital de processo de remoção, por critério de merecimento, para o magistrado que irá atuar na vara recém-inaugurada.