Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Na última quarta-feira, dia 11, foi a vez dos idosos do Distrito de Boa Esperança (futuro município de Boa Esperança do Norte) participar de uma atividade em comemoração ao mês do idoso. De acordo com a equipe do PSF de Boa Esperança, cerca de 50 idosos participaram do momento que contou com aferição dos sinais vitais, verificação do índice de massa corporal (IMC) e dicas de alimentação saudável.
Conforme a enfermeira da Atenção Primária, Cátia Luciano, a tarde contou com a participação de enfermeira, nutricionista e ACSs do Distrito. "A intenção é trabalhar autoestima, dar dicas, aproximar cada vez mais os idosos dos serviços de saúde", diz. Cátia lembra ainda a importância de familiares levarem os idosos para consultas periódicas e manter a vacinação em dia. "Precisamos ter consciência que esse é um público mais frágil e precisa ser cuidado", pontua.
Em Sorriso, desde o início de outubro - mês voltado à conscientização dos direitos dos idosos, cujo dia nacional e internacional é comemorado no dia 1 de outubro; uma série de ações vem sendo promovidas pela Prefeitura Municipal em parceria com o Ministério Público; empresas; organizações não governamentais; instituições; forças de segurança e salvamento e o Conselho do Idoso. "Independente do mês temos ações voltadas para os idosos, especificamente no CCI contamos com a participação de cerca de 800 idosos em atividades diárias; tudo é feito com muito carinho. Inclusive, recebemos visitas de fora do Estado e também de outros municípios mato-grossenses e nosso CCI vem sendo muito elogiado como exemplo de organização e pelo nível das atividades ofertadas pelo Município", lembra a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).