Doar sangue é uma necessidade! Muitas pessoas podem se beneficiar do banco de sangue. Por isso, em junho, é feita uma campanha para reforçar a importância de doar. Segundo o Ministério da saúde, apenas 1,4% da população brasileira faz doação de sangue regularmente.
Campanhas como a do junho vermelho incentivam as pessoas a doar sangue com regularidade, garantindo que o banco de sangue esteja sempre disponível.
Mesmo com o feriado prolongado de Corpus Christi, o Hospital de Campanha de Sorriso, segue com os atendimentos dos casos de sintomas gripais, e ou suspeitas de Covid19. O horário de atendimento nos dias úteis inicia às 7h e vai até a meia noite, já nos finais de semana e feriados os atendimentos começam às 7h e vão até às 19h.
"O fluxo do atendimento é realizado da seguinte forma, o paciente passa por uma triagem, e na sequência é avaliado pelo médico. Dependendo da avaliação é feito exames de imagens(raio-x), coleta de sangue, de secreção, e ou teste rápido. Temos ainda a possibilidade do paciente ficar em observação em um dos 12 leitos, tomando soro e aguadando ser reavalidado. Após isso, o paciente é notificado para ser acompanhado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, " explicou o coordenador da Atenção Especializada, Matheus Freiria.
Após sair do Hospital de Campanha, os pacientes, bem como os familiares são acompanhados e orientado por uma equipe especializada.
"A partir da notificação é realizado o acompanhamento diário, uns por telefone, outros in loco, isso conforme os sintomas e evoluçao do caso. Os casos que são positivados para a Covid19, são acompanhado pele equipe na residência. Inclusive o transporte desses pacientes com suspeita, quando precisam ir a UPA 24H ou para o hospital, é feito pela pela equipe especializada. Temos duas equipes que acompanham cerca de 630 pacientes com seus familiares. Todos os dias, de domingo a domingo, essa pessoas são acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica," contou Márcio José Silva, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica.
Outras informações sobre sintomas e atendimentos podem ser obtidos através da central de Informação da Saúde, no número 150, a ligação é gratuita.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).