Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Mesmo com o feriado prolongado de Corpus Christi, o Hospital de Campanha de Sorriso, segue com os atendimentos dos casos de sintomas gripais, e ou suspeitas de Covid19. O horário de atendimento nos dias úteis inicia às 7h e vai até a meia noite, já nos finais de semana e feriados os atendimentos começam às 7h e vão até às 19h.
"O fluxo do atendimento é realizado da seguinte forma, o paciente passa por uma triagem, e na sequência é avaliado pelo médico. Dependendo da avaliação é feito exames de imagens(raio-x), coleta de sangue, de secreção, e ou teste rápido. Temos ainda a possibilidade do paciente ficar em observação em um dos 12 leitos, tomando soro e aguadando ser reavalidado. Após isso, o paciente é notificado para ser acompanhado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, " explicou o coordenador da Atenção Especializada, Matheus Freiria.
Após sair do Hospital de Campanha, os pacientes, bem como os familiares são acompanhados e orientado por uma equipe especializada.
"A partir da notificação é realizado o acompanhamento diário, uns por telefone, outros in loco, isso conforme os sintomas e evoluçao do caso. Os casos que são positivados para a Covid19, são acompanhado pele equipe na residência. Inclusive o transporte desses pacientes com suspeita, quando precisam ir a UPA 24H ou para o hospital, é feito pela pela equipe especializada. Temos duas equipes que acompanham cerca de 630 pacientes com seus familiares. Todos os dias, de domingo a domingo, essa pessoas são acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica," contou Márcio José Silva, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica.
Outras informações sobre sintomas e atendimentos podem ser obtidos através da central de Informação da Saúde, no número 150, a ligação é gratuita.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).