Uma equipe com cerca de 20 colaboradores (varia de acordo com a demanda de trabalho) e que conta com o trabalho voluntário de reeducandos, capitaneada pelo vice-prefeito do município, Gerson Bicego, atua diretamente neste trabalho de paisagismo, desde a produção de mudas no Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva até o plantio em pontos de lazer do município, como o Parque Ecológico Claudino Francio, a Área Verde Central, praças, canteiros e rotatórias da sede do município e também de distritos. Só para se ter uma ideia, o Horto responde pela produção média superior a 100 mil mudas por ano.
Além de manter os ambientes bonitos, e consequentemente mais atrativos para o lazer das famílias sorrisenses, as ações de paisagismo também propiciam ambientes mais limpos. Só em 2019, foram instaladas cerca de 200 lixeiras produzidas na marcenaria que funciona no Horto com madeira doada pela Justiça em apreensões.
“O foco é sempre promover um ambiente agradável gastando pouco, com mão-de-obra própria e buscando parceria, como esta firmada com a Justiça, que garante a doação de madeira e também a inclusão voluntária de reeducandos nas atividades”, comenta Gerson.