Nesta quinta (21), serão realizadas as finais dos Jogos Escolares da Juventude - fase nacional. Na modalidade coletiva categoria B, os jogos são realizados em Curitiba, no Paraná. O handebol da Escola Estadual 13 de Maio, busca subir ao pódio como campeão no masculino e o terceiro lugar no feminino. A disputa pelo bronze no feminino será entre Sorriso e Pernambuco, o jogo será realizado nesta manhã. Já o ouro no masculino Sorriso jogo contra São Paulo, às 17 horas.

A campanha do handebol masculino da Escola Estadual 13 de Maio, sob a responsabilidade do técnico Cristiano Fripp, foi exemplar na primeira fase dos jogos.  Contra Piauí, foi vitória de Sorriso com o placar de 22 a 18. Contra Espírito Santo, que é o atual campeão, mais uma vitória de 20 a 11. A terceira vitória foi contra Mato Grosso do Sul, por 19 a 14. Na semifinal enfrentou o Rio de Janeiro, e mais uma vitória de 20 a 13. A grande final será entre Sorriso e São Paulo, a equipe paulista tem o maior investimento do Brasil na modalidade.

O feminino ganhou na primeira fase de Santa Catarina e Minas Gerais, e perdeu para o Espirito Santo. Na semifinal, realizada na ultima quarta (20), perdeu para São Paulo. Hoje a disputa do bronze será contra Pernambuco.

Segundo o professor Cristiano Fripp, este ano um fato inédito já foi conquistado. “Essa é a primeira vez, na história dos jogos, que Mato Grosso chega entre os quatro primeiros, ao mesmo tempo, no handebol masculino e feminino na primeira divisão, que reuni os oito melhores do país”, afirma o professor.

De acordo com os organizadores, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, que são organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro(COB), e reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação, mais o Distrito Federal.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), juntamente com o Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado do Paraná.