Encerrou na tarde do dia 31 de maio (Dia Mundial Sem Tabaco), as atividades do primeiro Grupo Tabagismo da Secretaria de Saúde e Saneamento deste ano. O projeto tabagismo é desenvolvido por uma equipe multiprofissional e teve início há cerca de três meses com objetivo de auxiliar e amparar pessoas que decidiram parar de fumar. O encerramento desta primeira turma foi realizado no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades- AME.

“Umas pessoas procuram voluntariamente a unidade de saúde e outras foram através de indicação médica, outras ainda por convite a participar do programa para parar de fumar, depois da decisão em participar, elas passaram a fazer parte de uma lista  e aguardaram a formação da turma. Nessa primeira turma do ano juntamos cinco Unidades Saúde da Família e fizemos o grupo, onde 30% das pessoas responderam de forma muito positiva ao tratamento,” explicou a Coordenadora do Programa tabagismo Tatiane Tremea.

Durante de três meses são feitos os encontros. No começo são realizados semanalmente, seguidos de reuniões quinzenais e mensais, nos quais os pacientes recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional, composta por médico, dentista, psicóloga, nutricionista e educador físico. Em alguns casos recebem o tratamento medicamento, de acordo com avaliação clínica. Mesmo depois de encerrado os três meses as pessoas do grupo continuam recebendo assistência contínua.

A dona de casa Doralice Malmamm, foi umas das atendidas pelo programa. Sem fumar há quase três meses, ela se emociona ao contar que venceu essa batalha. “Minha filhas me pedia muito para parar de fumar, eu até tinha tentado outras vezes, mas não consegui ir adiante. Quando você entra no grupo, a coisa muda e você não quer desapontar os profissionais e a família, então o esforço é maior, eles te ajudam a vencer essa batalha e a recompensa vem. Hoje eu posso dizer que sinto o gosto dos alimentos, me livrei do cheiro de cigarro e até consigo dar mais atenção para a família” contou ela.

  “Nós estaremos abrindo uma nova turma, quem se interessar pode passar na unidade de saúde do seu bairro e deixar o nome para o Grupo Tabagismo. Quando obtivermos um total mínimo de dez pessoas entraremos em contato para a primeira reunião”, explicou a coordenadora Tatiane.