“Por se tratar de um público que não tem idade para obter a Carteira Nacional de Habilitação [CNH] a gente foca mais na orientação voltada aos pedestres. Todavia, também são debatidos em sala de aula assuntos relacionados ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro), as consequências das infrações de trânsito, direitos inerentes a dignidade da pessoa humana e a questão da mobilidade como num todo”, explica o GM Cordeiro.

O palestrante reforça ainda que o objetivo da corporação é formar agentes multiplicadores capazes de auxiliar na fiscalização de uso de aparelho celular e ingestão de bebidas alcoólicas.

“Todo jovem deseja que seus pais retornem para casa com segurança, e proporcionar esse retorno tranquilo é uma das missões da Guarda Municipal de Sorriso”, assinala.

Para Paula Jordânia Guisolfi, coordenadora do CRAS São Domingos, a metodologia utilizada nas palestras facilita o diálogo franco entre os jovens e os agentes de segurança.

“O palestrante [GM Cordeiro] é muito comunicativo e conseguiu ‘prender’ a atenção de nossos alunos. Foi muito esclarecedor e eles [estudantes] puderam sanar todas as dúvidas sem qualquer receio”, avalia a coordenadora ao antecipar que pretende dar continuidade a parceria.

“Essa palestra já havia sido pautada no início do ano. Agora, com base no resultado positivo, vamos propor a manutenção da parceria com a Guarda Municipal para que as demais turmas possam ter essa experiência”.

“É preciso lembrar que a criança de hoje será o condutor do amanhã. Então é preciso ensiná-los para que detenham o conhecimento necessário antes mesmo de assumir a direção de um veículo. Ou seja, estamos investindo no presente para colhermos os frutos desse trabalho num futuro bem próximo”, complementa o coordenador da GM, Márcio Pires.