Partilhar informações relativas à realidade dos 141 municípios de Mato Grosso, a perspectiva das políticas públicas estaduais para as áreas do esporte e da cultura e promover aos gestores a oportunidade de formação por meio de palestras com figuras do esporte e da cultura com projeção nacional. Foram estes os objetivos da primeira edição deste ano do Fórum de Gestores promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer na sexta-feira e no sábado (24 e 25).

Representando Sorriso, participaram do encontro o secretário de Esporte e Lazer de Sorriso, Júnior Brandão; o coordenador da secretaria, Renato Ferreira; e o diretor de Cultura do município, Antônio de Paula Ferreira. “O fórum foi muito produtivo e esperamos que seja o primeiro de muitos, pois pudemos conhecer a realidade de outros municípios e também falar do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui em Sorriso, que inclusive serviu de exemplo em relação à quantidade de eventos promovidos, à organização e ao número de participantes”, comentou o secretário Júnior Brandão.

Outra boa perspectiva que brotou do encontro, destacou Brandão, é a probabilidade de retorno dos Jogos Estudantis de seleções, com apoio dos municípios para fazer as etapas regionais e uma grande etapa estadual, esta a cargo do Estado.  “É uma possibilidade, que, no entanto, esbarra na questão orçamentária, visto que o secretário Allan Kardec explanou a situação do Estado, que ainda está quitando débitos relativos ao ano passado, mas que está conseguindo manter em dia todos os pagamentos relativos aos Jogos Escolares deste ano”.

Os participantes do encontro também puderam renovar seus conhecimentos por meio de palestras, como as que foram proferidas pelo professor doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Wanderley Marchi Júnior; pelo técnico de basquetebol do Clube de Regatas do Vasco, Alberto Bial; e pelo maestro Fabrício Carvalho.

Para o diretor de Cultura do município, Antônio de Paula Ferreira, o encontro foi importante para que todos os gestores municipais possam conhecer a atual situação do Estado, e analisar de que forma pode ser trabalhada a Cultura frente ao corte de recursos para muitos projetos, não só no Estado, mas em todo o Brasil.

Antônio também participou, na quinta-feira (23), da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado, que abordou os desafios do setor da Cultura em Mato Grosso. Na oportunidade, foram debatidos temas como a elaboração de uma lei para incentivar o setor privado a investir em cultura no estado também o não cumprimento de uma lei já existente, a Lei Estadual 10.379/2016, que dispõe sobre o Fundo Estadual de Política e Cultura.