Em seu segundo dia de agenda na capital federal, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, acompanhado pelo secretário-adjunto de Fazenda, Hélder Umburanas, levou hoje (27), ao conhecimento do titular do Escritório de Representação de Mato Grosso (Ermat), Carlos Fávaro, a lista de demandas que foi entregue à bancada de representantes mato-grossenses na Câmara Federal e no Senado. “Como representante de Mato Grosso em Brasília, é importante que Fávaro tenha ciência de todas as demandas que estamos trazendo a nossos deputados e senadores”, frisou Ari.

Além de solicitar recursos, a viagem a Brasília também tem servido para que Ari possa  compartilhar informações sobre o município. Na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o prefeito e o secretário-adjunto foram recepcionados pelo presidente da instituição, Glademir Aroldi, que é ex-prefeito do município gaúcho de Saldanha Marinho e assumiu a presidência da CNM pelo mandato de 2018 a 2021.

“O presidente demonstrou muito interesse pelas ações que vem sendo desenvolvidas no município e já solicitou o projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Sorriso, o Condess, para partilhar esta iniciativa com outros municípios do país”, comentou o prefeito, que também foi um dos entrevistados de hoje na Rádio CNM.

Demandas

O gestor sorrisense solicita emendas para as áreas de saúde, educação, agricultura, meio ambiente, assistência social, administração e logística. Na área da saúde, estão entre as reivindicações a construção de um novo hospital para atendimento de pacientes de toda a região; a edificação de uma sede própria para o Centro de Reabilitação Renascer; a ampliação e a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); a aquisição de micro-ônibus para transporte de pacientes e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Já a pauta de reivindicações relativa às áreas agrícola e ambiental inclui a  ampliação do Abrigo Municipal para Cães e Gatos, implantação de coleta seletiva, construção de um abatedouro municipal e também a aquisição de maquinário para agricultura familiar.  A manutenção das estradas vicinais também está contemplada nas reivindicações, com a solicitação de recursos para aquisição de maquinários.

Ari também solicita a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de quadras cobertas em escolas municipais, e de prédios para abrigar o Ganha Tempo, o Almoxarifado Central, a Ager, e o Departamento de Recursos Humanos.