Nesta terça-feira (02/12), na sala de reuniões do gabinete do gabinete do prefeito, Alei Fernandes recebeu a secretária adjunta de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar Ana Catarina, representantes da equipe do Instituto PCI, entre eles a gerente do instituto, Renata Santos; o gerente de projetos, Ricardo Woldmare; e a secretária-executiva do Pacto PCI‑Sorriso, Jéssica Gimenes para apresentação da iniciativa, sua visão, missão e os principais objetivos. Tratou-se de um encontro com compromisso conjunto de avançar na agenda de “produção, conservação e inclusão” no município.

A estratégia é baseada na Estratégia PCI: Produzir, Conservar e Incluir, lançada pelo Estado de Mato Grosso em 2015, e busca equilibrar expansão agropecuária, preservação ambiental e inclusão social, especialmente da agricultura familiar.

Entre os objetivos para Sorriso estão a redução de emissões de carbono, controle do desmatamento ilegal, regularização ambiental e fundiária de pequenos produtores, pagamento por serviços ambientais e adoção de práticas sustentáveis no campo.

“Estamos estudando a adesão de Sorriso à PCI como um compromisso ambiental com o futuro da nossa terra e das próximas gerações”, disse o prefeito Alei Fernandes, já anunciando que pediu um novo encontro com a equipe do PCI para janeiro, com vistas à possível formalização de um acordo.

A secretária-adjunta Ana Catarina destacou a importância de unir forças, “nossa meta é garantir que a agricultura familiar tenha apoio técnico e ambiental, para produzir com responsabilidade, preservando o meio ambiente, garantindo o direito à terra.”

Ainda, segundo Ana Catarina, o Pacto PCI-Sorriso é a materialização municipal da estratégia estadual. Através de uma governança local integrada entre prefeitura, produtores, setor privado e sociedade civil, o município pretende transformar metas de conservação e inclusão em ações concretas, conciliando crescimento agropecuário com sustentabilidade, legalidade e justiça social.