Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
A noite de ontem (terça-feira, 2 de dezembro) teve um gostinho de autonomia para 100 jovens sorrisenses concluíram a formação na edição deste ano do projeto Aprendiz Sorriso Legal. O evento foi realizado na no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), e celebrou um passo importante na vida dos jovens, que passam agora a trilhar um novo caminho: o mercado de trabalho.
Para Bruno Leonardo Soares de Oliveira, o curso foi fundamental para ele dar os primeiros passos no plano “carteira de trabalho, modo on”. “Aprendi como me colocar no mercado de trabalho e como chegar a uma entrevista”, celebra, todo orgulhoso.
“Eu espero que todos os que fizeram o Jovem Aprendiz consigam um emprego”, deseja, repleta de gratidão, a jovem Yasmin Ketllyn Queiroz Alves dos Anjos.
O projeto Aprendiz Sorriso Legal é uma ação estratégica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e tem como meta retirar jovens de situações de trabalho infantil, garantindo proteção social e, sobretudo, oferecendo oportunidades reais de formação e capacitação profissional, conforme prevê a Lei do Jovem Aprendiz, Lei nº 10.097 de 2000.
A ação é realizada nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) São José, Vitória Régia, Praça CEU, São Domingos e ainda na Associação Mãezinha do Céu. Podem participar da iniciativa adolescentes de 15 a 17 anos e as atividades são promovidas no contraturno escolar.
“É uma emoção muito grande dividir com estes jovens momentos como este, que são marcos importantes na vida deles, pois reforçam o processo de mudança, da preparação para a vida adulta e, com esta formação, com toda uma bagagem que será essencial não apenas no primeiro emprego, mas certamente cada aprendizado será lembrado ao longo de toda a carreira”, comemora a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel.
Coordenadora do projeto, que é realizado de março a novembro , Fabiana Giovernardi informa que, do grupo de 100, 32 jovens já garantiram o primeiro emprego. Ela destaca que qualquer empresa que tiver interesse em contratar um egresso pode entrar em contato pelo 66 9258 5665, lembrando que o trabalho a ser executado deve estar adequado à função de aprendiz.
Na mesma cerimônia de formatura dos aprendizes, foram também laureadas 17 empresas com o “Selo Empresa Legal – Amiga do Aprendiz”, por terem aberto as portas para receber os jovens. “É só com esse ‘dar as mãos’ entre poder público e iniciativa privada que podemos, efetivamente, contribuir para que estes jovens entrem no mercado de trabalho formal, aprendendo no dia a dia, e também contribuindo para o desenvolvimento da empresa que o recebeu”, complementa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).