Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Menu
Sorriso digital

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700
Capacitação

Formação amplia rede de cuidado ao diabetes na população infantil

Publicado em 21 de agosto de 2025 às 15:56
Abordagem Multiprofissional para Redução de Complicações

Cuidar de uma criança com diabetes é uma jornada que vai muito além de agulhas e dietas. É um caminho que exige carinho, conhecimento e, acima de tudo, uma rede de apoio que caminhe lado a lado com a família em cada passo. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) e a querida médica endocrinologista Juliana Pires, está promovendo uma capacitação especial: “A relevância do acompanhamento multiprofissional na redução de complicações associadas ao diabetes na população infantil”.

Entre os destaques está a imersão no diagnóstico precoce do diabetes tipo 1, com foco nos sinais e sintomas que podem passar despercebidos, mas que fazem toda a diferença para garantir uma intervenção rápida. Além disso, estudos de casos clínicos e questionamentos práticos enriquecem o debate e permitem que cada profissional se sinta mais seguro e preparado para atuar no tratamento da comorbidade em sua totalidade.

O objetivo é aprimorar o conhecimento e as práticas de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e nutricionistas no manejo da doença em crianças, visando a prevenção de complicações e a melhoria da qualidade de vida dos pequenos pacientes.

O diabetes infantil é uma condição que exige acompanhamento constante e minucioso. A proposta do treinamento, realizado nos dias 13, 20, é mostrar que o cuidado é mais eficaz quando envolve diferentes especialidades que atuam como peças de um mesmo quebra-cabeça, cada uma contribuindo com um olhar único para garantir que a criança receba um cuidado integral, humano e personalizado. A formação contará com mais uma etapa, no dia 27 de agosto. A formação seguirá em mais duas etapas, nos dias 27 de agosto e 10 de setembro.

Dra. Juliana Pires, ressalta que a doença exige um controle rigoroso, e esse olhar sensível e atento foi o grande foco do treinamento. “O diabetes, como qualquer outra doença, pode trazer complicações se não for bem cuidado. Esse treinamento mostra que o carinho e o acompanhamento contínuo dão às crianças a chance de viver com mais qualidade e plenitude. Não é só sobre exames, é sobre sensibilidade, atenção e proximidade”, destacou.

A coordenadora médica da Atenção Básica, Dra. Silvana Pfeifer, também reforçou a importância de enxergar o diabetes infantil em todas as suas nuances, números e protocolos.

“O impacto do diagnóstico toca profundamente a criança e a família, seja na questão física, emocional e nutricional. Entender como gerenciar adequadamente essa condição é garantir que, além do paciente, todos possam enfrentar essa condição com mais equilíbrio, saúde e resiliência”, disse Silvana.

Imagens
Texto: Janaína Oliveira
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi