Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Os nomes dos dez finalistas do Festival de Versos e Rimas serão conhecidos amanhã, dia 05 de novembro. Os vencedores serão anunciados Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato às 15h30.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Carmem Welter, 70 crianças participaram do Festival. “Ficamos felizes com a participação das crianças, das famílias e das escolas que tiraram um tempinho para incentivar as crianças a fazer poesia, ver a beleza que habita nas palavras”, frisa a coordenadora.
Carmem explica que o Festival foi voltado a crianças de 05 a 12 anos que, entre os dias 06 a 27 de outubro, enviaram versinhos com o tema “Ser Criança”. Os finalistas receberão medalhas e premiações. Foram avaliados os critérios de originalidade, expressividade, coerência com o tema e participação.
Voltado ao público infantil o projeto celebrou o dia das crianças e uniu a força da rima, a beleza da poesia e a tradição do cordel. A secretária de Cultura, Marisa Netto, pontua que o objetivo maior do Festival foi incentivar a leitura junto ao público infantil.
Outras etapas
Carmem aproveita para explicar que essa foi a primeira etapa do projeto cultural de fomento à leitura “Vozes em Verso”, uma iniciativa das bibliotecas públicas Monteiro Lobato e Biblioteca Container. A coordenadora detalha que outubro foi voltado às crianças. Já novembro e dezembro o projeto envolverá outras ações como a criação de paródias com o tema Natal. “É um projeto lindo e que busca envolver toda a comunidade, iniciando com as crianças e celebrando essa fase da pureza, do descobrimento e do aventurar-se que é a infância”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).