Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
(66) 3545 4700

Famílias devem ficar atentas a possíveis situações de abuso contra crianças e adolescentes

Publicado em 28 de maio de 2020 às 21:36

O tema é delicado e a abordagem deve ser sutil. Não é fácil escrever, falar e até mesmo pensar sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. Por conta do “Caso Araceli”, de 1973, o dia 18 de maio foi instituído, pela Lei Federal 9.970/00, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em todo o mês de maio, o trabalho de sensibilização sobre a importância de combater este tipo de abuso é especialmente reforçado.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a Administração Municipal de Sorriso buscou abordar o tema de maneira virtual, mas com foco de combater este problema de maneira real. Para tanto, profissionais que atuam nos serviços especializados ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) falaram sobre o tema em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura. O objetivo? Mostrar que o tema é muito sério, que as famílias devem conversar sobre isso e que denúncias podem ser feitas pelo Dique 100.

Para tratar o tema de forma lúdica, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da equipe da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, preparou um vídeo com a contação da história “Não me toca, seu boboca”, escrita pela psicóloga Andrea Viviana Taubman. O texto é fruto da experiência da autora como voluntária em um abrigo para crianças vítimas de maus-tratos em Teresópolis (RJ). A história pode ser acessada pelo canal da Semec no You Tube, por meio do projeto “Histórias na sua Casa”. O link do “Não me toca, seu boboca” é o https://www.youtube.com/watch?v=xaBRGzon-mk&t=3s e no canal estão disponíveis outras histórias também.

“Com quase 15 mil alunos em nossas unidades escolares, precisamos estar sempre atentos a sinais que as crianças e os adolescentes podem dar como uma forma, muitas vezes velada, de pedir ajuda, podendo, assim, fazer a ponte com as instituições e os profissionais que podem ajudar nestas situações”, comenta titular da Semec, Lúcia Drechsler, lembrando que neste período sem aulas, as famílias precisam estar ainda mais atentas.

“Há toda uma rede de profissionais especializados no atendimento das vítimas, um trabalho coeso entre as secretarias do município, como a Secretaria de Assistência Social, de Educação e Cultura  e a de Saúde e de Saneamento, por exemplo e, principalmente uma articulação com o Judiciário e o Ministério Público para conduzir este processo com todo o cuidado que ele requer”, explica a secretária de Assistência Social do município, Jucélia Ferro, reforçando que além do Disque 100, a população também pode buscar auxilio nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no Conselho Tutelar, na sede da Semas e, diante da gravidade da situação, com a Polícia Militar mesmo, pelo 190. “O importante é dar o sinal de alerta para que nossas crianças e adolescentes possam ser protegidos e ter garantidos seus direitos de crescer e se desenvolver com saúde física e emocional”, reforça a gestora.

Serviço:

O Creas está localizado na Rua Otávio Souza Cruz, 275, perto da OAB e funciona das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas. O telefone é o 3544 9683 e o 3545 1577.

O Conselho Tutelar funciona das 7h às 18 horas, na Avenida Ademar Raiter, n.º 394. O telefone para contato é o 3545 1750.

A Semas funciona na Avenida Tancredo Neves,  ao lado do Paço Municipal. O telefone é o 3544 8800 e o atendimento ao público é das 7h às 12 horas.

O CRAS São José fica na Rua São Nicolau, s/n.º, Bairro São José I. O telefone é o ) 3544 7744 e o atendimento é faz 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O CRAS São Domingos está localizado na Rua Santa Luzia, s/n.º, no  Bairro São Domingos. O telefone é o  3544 8974 e o horário de atendimento também é das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O CRAS Praça CEU fica na Avenida Passo Fundo, s/n.º, no Bairro Novos Campos. O telefone é o 3545 1393 e o horário de atendimento é o mesmo dos outros CRAS do município.

Texto: Nádia Mastella

SIC