O trabalho desenvolvido na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, que fica na Praça da Juventude, bem no centro de Sorriso, foi apresentado no III Fórum Estadual de Bibliotecas, promovido do dia 12 ao dia 14 deste mês, em Cuiabá. O bibliotecário Edcleyton Fernandes e a coordenadora de fomento à leitura da unidade, Leda Maria Ferraz, representaram o município no evento, que reuniu, no Palácio da Instrução, exemplos de sucesso na gestão de bibliotecas em Mato Grosso e em outros estados do país.

“A troca de experiências em práticas sociais é muito importante para que possamos fortalecer as ações já desenvolvidas pela Biblioteca e implementar outras que possam contribuir para a sociedade sorrisense”, destaca Edcleyton, informando que o trabalho desenvolvido pela Monteiro Lobato pode ser acompanhado pela página da unidade no Facebook e também no Instagram (@bpmsmonteirolobato).

Um dos destaques do Fórum na capital foi a palestra com a ativista de biblioteconomia social e presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, Catia Lindemann, que explanou sobre a experiência em bibliotecas dentro de centros de ressocialização, experiência essa que está começando a ser promovida aqui em Sorriso, já que a equipe da Monteiro Lobato está ajudando o Poder Judiciário a selecionar o acervo para a instalação de uma unidade de leitura no Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS).

Criada em 25 de abril de 1988 e batizada com o nome de Monteiro Lobato em 2000, a biblioteca sorrisense está passando por um processo de revitalização, com a catalogação de todo o acervo em um sistema digitalizado e também o cadastramento de todos os usuários da biblioteca no mesmo sistema.  “Já nos próximos meses, os empréstimos de livros serão feitos por este sistema”, informa o bibliotecário.  Além de livros teóricos e literários, a unidade também conta com obras em Braille.

“Sem dúvida alguma a Biblioteca Monteiro Lobato é um ponto importante para a promoção da cultura, a formação de crianças, jovens e adultos, e também para o lazer dos sorrisenses, que podem emprestar obras literárias e assim cultivar o saudável hábito da leitura”, destaca a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler.

Funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 11horas e das 13h às 22 horas, a biblioteca disponibiliza espaço para leitura individual e coletiva, e computadores para pesquisas. No local, por meio do programa Conecta Biblioteca, também são promovidos cursos on line para jovens, auxiliando assim na qualificação para o mercado de trabalho. A Monteiro Lobato abriga ainda o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), destinado a promover a formação continuada dos professores do município.