“Sorriso está enfrentando inúmeros desafios na área da segurança pública. O governo do Estado tem prestado apoio por meio de seguidas operações policiais, assim como a Prefeitura que aumentou o número de vagas da Rede Unificada de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso; cujos entre os serviços ofertados estão as atividades extracurriculares que tem a finalidade de manter nossos estudantes protegidos”, disse Ari Lafin ao defender o endurecimento da legislação criminal. Para ele, a atual política de desencarceramento no país gera a sensação de impunidade do agente criminoso, ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de impunidade.

“As leis foram criadas para viabilizar a vida em comunidade. Se o cidadão, independente do motivo, comete algum crime, nada mais justo que ele seja julgado e, posteriormente, privado de sua liberdade até o total cumprimento da sentença. Não dá para aceitar que o criminoso seja colocado em liberdade antes mesmo de os policiais concluírem o boletim de ocorrência”, assevera.

Sistema prisional

Outro assunto debatido nesta segunda-feira, em torno do tema segurança pública, foi a conclusão das obras de ampliação e modernização da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite (Ferrugem).

Concluída a obra, a penitenciária estará apta a receber detentos de outras cidades da região, como por exemplo Sorriso.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), Gilvano Ávila; o presidente da  17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Fernando Mascarello; o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourret de Oliveira; o secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Cláudio Fernando Carneiro; o secretário-adjunto de Inteligência; o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves; a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos; o delegado da Polícia Civil Valter Furtado Filho; o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva; o comandante-geral adjunto da PM, coronel José Nildo Oliveira; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alessandro Borges; e o diretor-geral adjunto da Perícia Oficial e Identificação Técnica, Renato Barbosa Guanaes Simões.