Duas escolas municipais de Sorriso desenvolveram o programa A União Faz a Vida, uma parceria da secretaria municipal de Educação e Cultura, Sicredi e as escolas, com base na essência do programa que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade.

Os programas tradicionais são desenvolvidos pelos professores e coordenadores. A União Faz a Vida inverte este conceito, pois parte do interesse do aluno. Tudo começa com uma pergunta exploratória de acordo com a série em que o aluno estuda.

Na Escola Municipal Valter Leite Pereira foram desenvolvidos dezesseis projetos do pré I ao 4º ano. Um dos objetivos é tornar o aluno mais crítico e autônomo. A Mostra não tem um tema geral, porém, cada professor tem a liberdade de orientar os seus alunos para a escolha de um tema. A supervisão dos trabalhos ficou a cargo das coordenadoras pedagógicas Simone Macieski Nicolak e Joely Macedo Silva Santana. Simone explicou que durante a Mostra também foram desenvolvidas atividades culturais, quando toda a comunidade escolar pode participar.

Na escola municipal Rui Barbosa o projeto foi coordenado por Maria de Fátima Cuco e Sandra Bamfi Grando. “Esta mostra é muito importante porque trabalha a construção e vivências de atividades de cooperação e cidadania. O programa A União Faz a Vida é uma metodologia de ensino-aprendizagem, que auxilia a desenvolver cidadãos críticos”, explicou Maria de Fátima. Nesta escola, o projeto foi desenvolvido com todos os alunos.

O prefeito em exercício, Gerson Bicego e a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, prestigiaram a Mostra nas duas escolas. Ambos elogiaram o envolvimento dos diretores, coordenadores e professores que trabalharam para o sucesso do programa. Como o próprio nome diz, ressaltou a secretária, a união de todos faz a vida escolar acontecer.

Gerson Bicego, também conhecido como Professor Gerson, devido aos anos em que se dedicou à educação, lembrou que sempre incentivou as atividades que auxiliam no desenvolvimento do aprendizado do aluno. “Desde o início da Administração que estamos investindo nas escolas municipais, com as reformas dos prédios, para dar mais conforto aos nossos alunos e qualidade no ensino-aprendizagem. Também, através do Programa de Formação Continuada temos investido continuamente para qualificar os nossos educadores”, finalizou.