A Associação Amigos da Terra (CAT), de Sorriso, em parceria com a secretaria municipal de Educação e Cultura (SEMEC) promoveu o concurso “Lixo no capricho: recicle com responsabilidade”. O tema alcançou os professores de ciências e respectivas turmas de oito escolas municipais, beneficiando 1.335 alunos do 2º ao 5º ano.

Para a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechesler, o tema proposto pelo CAT é de suma importância para a complementação do ensino escolar, uma vez que todo conhecimento sobre a educação ambiental é bem vindo e necessário para as crianças em idade de formação.

Na sexta-feira (22) os alunos apresentaram seus trabalhos à comunidade escolar. Coube à Comissão Julgadora Escolar, composta por representantes da direção, professores e Associação de Pais e Mestres (APM) avaliar os melhores trabalhos.

A professora Leila Gomes da Silva, da escola municipal Gente Sabida, incentivou seus alunos a criar estojos escolares utilizando caixas de leite longa vida. “Os alunos cortaram, colaram e montaram seu próprio estojo que vão utilizar em sala de aula”, explicou a orientadora. Os alunos Felipe Eduardo Alves da Silva e Kayo Rodrigues de Souza, do 5º ano, demonstraram toda a criatividade na confecção de lixeiras, aproveitando antigas telas de computador que caíram em desuso. “Pesquisamos na internet e optamos pelas carcaças por serem compostas por três materiais: o plástico, que demora até 200 anos para se recompor, o chumbo e o mercúrio que podem causar até câncer às pessoas”, explicou a dupla.

Maria Eduarda Brito Alves e Larissa Andrade Amaral, do 5º ano B, da escola municipal São Domingos, construíram uma guirlanda, orientadas pela professora de ciências Maristela Oliveira Cavalheiro. “Todos os trabalhos desenvolvidos pela escola tiveram como foco a reciclagem, quando os alunos aprenderam a utilizar garrafas pet, papelão, caixinhas de leite, tampinhas de garrafa, caixas de ovos, tinta e fitas”, explicou a pedagoga.

Durante a avaliação dos trabalhos foi levado em conta a originalidade, a criatividade, os materiais selecionados e a funcionalidade dos projetos expostos.

O CAT premiará os três melhores trabalhos com um passeio no cinema para toda a sala que apresentou o melhor trabalho. Já o professor e coordenador responsável pela turma vencedora receberão certificado de participação com carga horária de 120 horas.