O Cinema em Movimento Bayer, que está sendo retomado neste semestre, tem como objetivo usar o audiovisual como ferramenta para a formação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã. O projeto inclui oficina de criação audiovisual, exibição de filmes e capacitação de professores.

A capacitação de criação audiovisual começou hoje (22) e vai até o dia 2 de abril, para 15 alunos do ensino médio da Escola Estadual Cristiano Araújo Pires. Serão aulas on-line, com duração de 2 horas, durante 10 dias, no contraturno das aulas regulares. Como resultado da oficina, será produzido um curta-metragem.

Também será oferecida a capacitação de professores a distância para profissionais de todas as unidades escolares do distrito: Escola Municipal Boa Esperança, Escola Estadual Cristiano Araújo Pires e Cemeis Espaço Criança. Serão 2 capacitações, com 4 horas cada uma.

Para as exibições on-line serão cadastrados alunos das unidades atendidas na capacitação de professores, para acesso aos filmes na plataforma Cinema em Movimento. As exibições para os alunos serão ao longo do mês de abril, quando alunos e professores terão acesso a plataforma.

No formato a distância, devido à pandemia da Covid-19, as sessões do Circuito Escola foram transpostas para uma plataforma digital. Nela, os alunos e professores são cadastrados, o que permite o monitoramento da audiência, e têm acesso ao filme, atividades on-line, atividades complementares para download e material pedagógico (para os professores).

O Cinema em Movimento é realizado por meio da lei de incentivo à cultura da Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo. Mais do que uma simples exibição de filmes, é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação, e possibilitando agregar outras atividades culturais e sociais. Promove a capacitação profissional de produtores culturais para atuar em seus municípios, atua nas universidades estimulando o debate, e realiza oficinas de iniciação à criação cinematográfica para jovens, com o intuito de despertar o interesse pela produção audiovisual.

O projeto segue até o segundo semestre e deverá passar por pelo menos 18 escolas de oito municípios brasileiros.