Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Qual a hora certa para falar sobre saúde mental e valorização da vida? Tem hora não, meu bem! Ressaltar que “a vida vale a pena ser vivida” pode ser feito em qualquer dia, hora, mês e lugar. No entanto, agora, durante o Setembro Amarelo, o tema é pauta especial em vários locais, para diversos públicos.
Aproveitando este momento, um grupo de 90 alunos e 80 professores da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, acompanhados pela Fanfarra Municipal, farão um pit stop no sábado (27 de setembro), logo cedinho, às 6h30 da matina, na Avenida Tancredo Neves, ao lado da Prefeitura.
O objetivo? Sensibilizar todos que estiverem passando pela via sobre a importância do autocuidado, da atenção à saúde em seus vários aspectos (mental, emocional e físico), e especialmente, da valorização da vida!
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).