Começa hoje (11), a quarta passagem das equipes do Núcleo de Ações Integradas (NAI) pelo Setor 1 do calendário de coleta de resíduos sólidos, implantado em abril no município. Vale destacar que em janeiro um grande mutirão de limpeza passou por toda a cidade, o que resultou no recolhimento de 1,3 mil cargas de entulho. Desta forma, é possível afirmar que está é a quinta ação de limpeza no município.

Até sexta-feira (15), as equipes do NAI passarão pelos bairros Industrial (1.ª e 2.ª etapas), Vila Bela, São Domingos, Fraternidade, Verdes Campos, Novos Campos, São Matheus, Boa Esperança, Nova Aliança, São Francisco, Loteamento Estrela do Sul, Morada do Bosque 1, Jardim Ocidental, e Master Ville 1 e 2. Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses.

As equipes do NAI recolhem móveis e eletrodomésticos velhos, resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Não serão recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

O NAI atua em esquema de mutirão, de forma que são feitos vários serviços simultâneos além do  recolhimento de resíduos sólidos; como limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

O secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Pedrinho Gilmar Silva, lembra que a limpeza das bocas de lobo vem ganhando uma ação especial nos últimos dias, já preparando a rede de escoamento de água para o início do período chuvoso. Além da equipe que acompanha o NAI, outras duas vêm atuando simultaneamente em vários pontos do município. Mais uma vez o secretário reforça o quanto é importante a população colaborar com a manutenção da limpeza, visto que são encontradas muitas folhas, lixo e entulhos nos locais, que só podem receber água da chuva. Para se ter uma ideia, as equipes retiraram mais de 300 revistas ainda nos envelopes de entrega dentro de um bueiro na semana passada.

O trabalho de limpeza das bocas de lobo  vem sendo feito de forma coordenada com os agentes comunitários de saúde, que apontam as situações mais graves. No entanto, a população pode e deve informar sobre locais que necessitem de ação de limpeza emergencial. Basta ligar para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos pelo 3544 4717.

Cabe destacar que assim que o NAI termina a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.  O mesmo vale para quem for flagrado depositando folhas ou lixo nas bocas de lobo. O telefone do NIF é o 3545 4769.