Cerca de 50 pessoas estão diretamente envolvidas no trabalho de limpeza urbana que foi oficialmente iniciado hoje (3), em Sorriso, por meio do Núcleo de Ação Integrada (NAI) da Administração Municipal. Ao todo, seis caminhões (sendo um deles ¾) e duas pás carregadeiras percorrem nesta semana os bairros Industrial (1.ª e 2.ª etapas), Vila Bela, São Domingos, Fraternidade, Verdes Campos, Novos Campos, São Matheus, Boa Esperança, Nova Aliança, São Francisco, Loteamento Estrela do Sul, Morada do Bosque 1, Jardim Ocidental, e Master Ville 1 e 2.

O objetivo da ação, que foi lançada em um ato solene no início da manhã no campo do bairro Nova Aliança, é fazer verdadeiros mutirões com vários serviços, como recolhimento de resíduos sólidos; limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, e notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

A implantação de um calendário com o trabalho anual da equipe do NAI em cada bairro também deve facilitar o trabalho das equipes e trazer mais segurança à população, no sentido de poder planejar com certa antecedência a disposição dos resíduos nas calçadas. “Além da distribuição dos calendários com o cronograma de limpeza, a população também será lembrada do mutirão de limpeza por carros de som, que passarão nos locais com uma semana de antecedência”, explica o gestor, complementando que os agentes de saúde também farão este trabalho de alertar a comunidade sobre o período de coleta.

Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses. Por isso, a manutenção da limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o NAI terminar a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva, informa que é preciso manter a atenção para o que será recolhido: móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Ele ressalta que não serão recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município.

Outras informações sobre o NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pelo 3544 1727.