“Além de ir até o bairro, nós optamos por ofertar horário alternativo para a vacinação, iniciando no fim da tarde e se estendendo até o início da noite”, explica Kátia. E a “fanfest” da vacina surpreendeu os organizadores. “Tivemos uma alta adesão por parte da comunidade, muitas famílias compareceram”, frisa a enfermeira.

E tem mais atividade em andamento: desde a última segunda-feira, dia 10, até amanhã dia 14, há equipes percorrendo escolas para imunizar os pequenos estudantes. “Para essa ação, que é em conjunto com a Secretaria de Educação, já enviamos comunicado e pedido de autorização para a imunização aos pais; assim crianças que estão com doses atrasadas contra a pólio e com a autorização dos pais serão imunizadas nas próprias escolas”, detalha Kátia. O objetivo é ampliar a cobertura da vacina contra a poliomielite. “Nós pedimos que os pais enviem o cartão de vacinas para que possamos verificar, caso alguém estiver com doses de outras vacinas atrasadas nós enviaremos um comunicado para que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades de saúde ”, reforça.

A ação extra muro das salas de vacina é um dos pontos estratégicos da Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura vacinal. Ontem mesmo o Município recebeu o troféu de experiência exitosa pelo Programa Vacina Mais Sorriso na 2.ª Jornada Estadual de Imunização em Cuiabá. “São atividades e envolvimento com a comunidade como a estratégia desenvolvida ontem que fazem do Vacina Mais Sorriso um sucesso”, avalia a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Horário estendido

E vale sempre lembrar que de segunda a sexta-feira a Sala Descentralizada de Vacinas do PSF Central atende das 7 às 19 horas, sem fechar para o almoço.

“A Sala Descentralizada atende pacientes de todo o Município; muitas vezes os pais trabalham e não tem como comparecer em horário comercial, nesses casos é só procurar a Sala Descentralizada até às 19 horas ou no horário do almoço e garantir a prevenção para seus filhos”, finaliza Kátia.