De acordo com o responsável pela pasta, Márcio Kuhn, a intenção é regularizar, mas respeitando “a originalidade, a cultura e a história da feira que é muito rica e muito linda. Temos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e os feirantes visando a organização dos feirantes”. Kuhn detalha que as reuniões são organizadas por setores e também por feiras. Já foram realizados encontros com os integrantes dos pontos do Bela Vista e da área central.

O secretário explica ainda que no caso da região do São Domingos, está em andamento um projeto para viabilizar uma cozinha industrial comunitária para que todos possam utilizar o mesmo espaço no preparo dos alimentos para a feira. Estiveram presentes na reunião com os feirantes os colaboradores da SAMA, Fabíola Martino e Adilson Terem, o colaborador da Secretaria de Desenvolvimento econômico, Leonardo Kozak, a representante do Desenvolve MT, Gleice Aguiar e a tecnóloga em alimentos, Esthefany Martino que realiza consultoria em boas práticas.

“Outro projeto, esse já em construção, é o frigorífico de frangos que estamos fazendo no Assentamento Jonas Pinheiro que será de uso coletivo para os produtores cadastrados. O frigorífico observará todas as normas técnicas e de vigilância par ao abate”, destaca. Kuhn salienta que além de disponibilizar alimentos com qualidade diretamente do produtor, essas iniciativas fortalecem cada vez mais a agricultura familiar do município.

Há ainda outras formas de incentivo como a isenção de taxas de Licença Ambiental (LA), Microempreendedor Individual (MEI) e de agricultura familiar para feirantes cadastrados e regularizados segundo as normas técnicas de boas práticas manipulação.

Segundo os dados da equipe técnica, hoje o município conta com 230 feirantes cadastrados. 140 deles atuam no São Domingos, 70 na Área Central e 20 no Bela Vista. Kuhn acrescenta que entre os feirantes cadastrados estão diversas áreas como fruticultura, artesanato, panificação, dentre outras. “Estamos buscando parcerias para todas as áreas”, diz.

Hoje a Feira do São Domingos é realizada às quartas, quintas, sextas-feiras no Pavilhão do bairro São Mateus à tarde. Já nos domingos é realizada na Rua Tangará e em ruas laterais devido à multidão que toma conta do bairro atrás de produtos com sabores únicos. Nesse dia, na verdade, muitos feirantes já estão com as barracas montadas a partir das 22 horas do sábado e seguem até o meio dia de domingo. Além do São Domingos, são realizadas feiras no Jardim Bela Vista (segundas e quartas-feiras) e no Jardim Alvorada, ao lado do Corpo de Bombeiros (terças, quintas e sábados) com início às 15 horas.

Confira dicas de boas práticas de manipulação:

• Use máscara durante a manipulação de alimentos;
  • Mantenha a unha limpa e aparada;
  • Evite tossir ou espirrar próximo a alimentos;
  • Use touca para manipular alimentos;
  • Trabalhe com avental.