O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum no Brasil. Depois do câncer de pele e de mama, é a doença que mais aflige a população, com cerca de 41 mil novos casos por ano. O março azul-marinho é uma campanha essencial para conscientizar sobre a importância de diagnosticar e prevenir a doença o quanto antes para iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.
Quatro atletas da equipe de basquetebol da Escola Estadual 13 de Maio vão representar Sorriso, e também o Estado de Mato Grosso, no Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3x3, que será promovido na próxima semana (5 a 8 de novembro), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (BA)
A competição, que reunirá cerca de 300 pessoas (entre atletas e comissão técnica) está em sua 5ª edição e pela segunda vez consecutiva sediada na Bahia, valerá vaga dos classificados na “Série Ouro” para o Mundial ISF da modalidade, que ocorrerá na Índia, em 2020.
Participarão homens e mulheres, com idades entre 15 e 18 anos, de escolas públicas e particulares de todo o país. Serão ao todo duas equipes por estado (masculina e feminina), com exceção da Bahia, que por ser estado sede terá quatro equipes inscritas, cada uma delas com até cinco participantes.
O evento é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CDBE), em parceria com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) e do Governo do Estado por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
As atletas viajam acompanhadas pela técnica Estela Lemke. A equipe conta com apoio da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).
Sorteio
O sorteio das chaves aconteceu na tarde de quarta-feira (30), na Sede da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), e definiu a composição dos grupos da competição.
A modalidade de basquete 3x3, que estreará nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, tem como característica principal a agilidade. Utilizando apenas 15x11 metros de quadra, a modalidade conta apenas com 3 jogadores em cada equipe, mais um reserva e um técnico. Ganha quem fizer 21 pontos ou liderar o placar ao final da contagem de 10 minutos. Terminando em empate, a equipe que fizer dois pontos primeiro vence o jogo. Quanto à pontuação, arremessos fora da linha valem dois pontos e, os demais, um ponto.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).