Hoje, Vitor e Kátia, vieram a Sorriso para conferir o espaço e debater a data de início do atendimento com o prefeito Ari Lafin e o secretário de Saúde do Município, Luís Fábio Marchioro. Conforme o médico nefrologista, a Clínica deverá iniciar o atendimento em maio. “Um presente para os 20 pacientes de Sorriso que três vezes por semana se deslocam a Sinop para o tratamento”, comemora Luis Fábio.

Segundo a equipe do Instituto, assim que entrar em funcionamento a previsão é atender 32 pacientes às segundas, quartas e sextas-feiras e outros 32 às terças, quintas-feiras e sábados, totalizando 64 pacientes na semana. “Essa é a nossa previsão inicial”, reforça o doutor Vitor.

O médico detalha que no espaço serão ofertadas consultas clínicas com nefrologista, tratamento e acompanhamento que incluem desde o preparo para a realização da diálise até acompanhamento de casos e preparo para transplante renal. “Será uma clínica moderna com acompanhamento clínico avançado e focada em proporcionar mais qualidade de vida ao paciente”, ressalta o especialista.

O prefeito Ari Lafin destaca que por ser um serviço de alta complexidade, não seria de responsabilidade direta do Município. “No entanto, sabemos da necessidade de nossos pacientes, entendemos o quão sofrido é este processo de estar doente, debilitado e necessitar numa mesma semana enfrentar a estrada várias vezes para tratamento, e entendemos que o que for possível ao Município fazer para melhorar o dia-a-dia do paciente, faremos”, diz. Ari cita ainda o apoio que o Município recebeu do Legislativo nessa luta. “Todos os vereadores entenderam e apoiaram essa causa, agradecemos a todos e em especial ao vereador Leandro Damiani que tem levantado essa bandeira”, diz.

Recentemente, no dia 26 de fevereiro, Ari e Luis Fábio estiveram em audiência com o governador Mauro Mendes para discutir a abertura do espaço.  De acordo com o relatório apresentado ao governador, o centro abrirá ao público já atendendo 44 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil. Além dos 20 pacientes sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah.

“Ficamos muito felizes em ouvir da equipe do doutor Vitor que o Instituto pretende abrir as portas em menos de 60 dias; aguardamos muito por esse momento”, finaliza o prefeito.