Recuperar áreas ambientais danificadas e traçar o esboço de uma cidade cada vez mais bonita, acessível e acolhedora. É com essa meta que a Administração Municipal vem trabalhando. Para isso, já foram produzidas no Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva e distribuídas para cultivo no município cerca de 80 mil mudas de espécies nativas, ornamentais e frutíferas.

De acordo com o vice-prefeito, Gerson Bicego, do total de mudas produzidas no Horto, aproximadamente 10 mil são de espécies nativas como cedro, jatobá, jacarandá, ipê e pinus cuiabano, além das frutíferas como caju nativo, manga, jaca, abacate e amora.

Bicego destaca que especificamente essas mudas foram plantadas na Área Verde, nas proximidades do Horto, Residencial Mário Raiter, Residencial Topázio, Residencial Taiamã, Parque Ecológico e nas proximidades do Park Shopping Sorriso e do Fórum. “Esses locais integram o nosso planejamento de recuperação ambiental. Eram áreas que estavam degradadas e que trabalhamos para revitalizar e recuperar o passivo ambiental”, explica.

Além destes locais específicos, a produção do Horto também foi distribuída para cultivo nos distritos de Boa Esperança e Primavera. Já quem passa pelas avenidas Brasil e Tancredo Neves pode apreciar o cultivo e cuidado com os canteiros centrais. Nesses locais, a equipe de paisagismo usou espécies nativas e ornamentais. Entre as espécies ornamentais, o Horto produz cambará, periquito vermelho, roxo e verde, hibisco, gave, vinca e lágrima de Cristo. Segundo o vice-prefeito, “além do plantio e manutenção, nosso foco é manter condições de acessibilidade e visibilidade nas avenidas”.

O vice-prefeito pontua que o plantio deu um novo aspecto à área central. “As plantas dão vida nova a qualquer ambiente e o tornam mais acolhedor”, enfatiza. Bicego também lembra que a transformação só foi possível com o apoio irrestrito dos empresários e a comunidade sorrisense. “A parceria foi fundamental para que pudéssemos desenvolver esse trabalho. Nossos parceiros investiram cerca de R$ 200,00 a R$ 300,00 cada um nesse projeto. A manutenção é realizada pelas nossas equipes, mas sem o apoio dos empresários, nada disso seria possível”, explica.

No momento, a equipe de paisagismo atua no Parque Ecológico Claudino Francio. No local, são realizadas ações de paisagismo e recuperação ambiental. A intenção é criar um espaço cada vez mais agradável e acolhedor para as famílias.

Bicego salienta que todos os pontos de ação da equipe para 2018 foram definidos em uma reunião, realizada pela Comissão de Paisagismo e Recuperação Ambiental e apoiadores do projeto em janeiro.

O trabalho iniciou ainda em 2017, quando a equipe realizou o paisagismo de canteiros da área central e recuperação e readequação do o Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, da Avenida Brasil e de praças centrais.

A Comissão

A Comissão de Paisagismo e Recuperação Ambiental é formada por representantes da Prefeitura Municipal e da sociedade civil. Integram a comissão Angelo Rodrigues, Marly Batista Aguiar e Astrid Adriane Buttgen, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Pedrinho Gilmar da Silva e Adelso Aguiar, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos; Leonardo Zanchetta, da Secretaria Municipal de Cidade; Marisa Neto e Silvana Faccio da Câmara Municipal de Sorriso; Jaqueline Enóquio de Souza da Faculdade Centro Mato-Grossense (FACEM); Lindomar Kinzler do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT – Campus Sorriso);  Karina Guimarães do Rotary Jóia do Cerrado e os empresários Vera Cavaletti e Márcio Koczkoday.