O Município também faz a coleta seletiva porta a porta em mais de 70% dos bairros da cidade. Neste caso, os recicláveis devem ser colocados nos sacos de ráfia especialmente entregues para esta finalidade. Caso a pessoa não tenha a embalagem correta, pode ser utilizado saco transparente, sacola ou caixa de papelão. A Prefeitura está fazendo um novo processo para aquisição destes sacos de ráfia, que serão prontamente distribuídos assim que a compra for finalizada.

Já a coleta de resíduos sólidos (restos de jardinagem, entulhos, cacarecos, tranqueiras e outros que se enquadram na categoria “não tem mais utilidade de jeito nenhum”) é feita oito vezes por ano, seguindo o calendário específico. Caso a necessidade de se desfazer destes itens seja imediata, a orientação é levar até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).

Coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins informa que o trabalho de orientação e educação ambiental que está, nesta semana, no Villa Romana, será feito, na próxima semana, do dia 11 ao dia 13, no Ecoponto do Rota do Sol, sempre das 8h às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

“Aproveitando a celebração pelo Dia do Meio Ambiente [5 de junho], vamos reforçar nossas ações de engajamento, reiterando a importância de cada cidadão também contribuir com a destinação correta de resíduos, que mantém a cidade limpa, livre de doenças, e ainda permite a geração de renda a famílias que, organizadas em associação, tiram seu sustento a partir da reciclagem”, afirma, acrescentando que, mensalmente, 160 toneladas de resíduos deixam de ir para o aterro sanitário e seguem para a reciclagem.

Além dos sólidos, Sorriso também atua na coleta e correta destinação do óleo de cozinha usado. Atualmente, há 31 pontos de coleta para este tipo de resíduo, disponibilizados em unidades escolares.

Qual a diferença entre as coletas?

Para facilitar a hora da separação dos resíduos, é importante ter em mente a seguinte divisão:

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de Resíduos Sólidos: Sabe aqueles entulhos e também a sobra da jardinagem? Então, nesta modalidade de coleta, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta dos resíduos orgânicos, que leva para o aterro sanitário os resíduos orgânicos, como restos de alimentos e dejetos.

Confira a lista e o cronograma da coleta seletiva porta a porta:

Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);

Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Recanto dos Pássaros; Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242);

Quarta-feira: São Francisco; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;

Quinta-feira: Centro-Norte; Jardim das Acácias; Vila Bela e São Domingos;

Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3;  Nova Aliança; Morada do Sol; e Porto Alegre;

Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica; DIC Nova Prata; Santa Maria 1 e 2; Terra Brasil e Brasil Norte.

Mais informações? Só entrar em contato pelo 66 99603 7730 (Whats App).

Sobre o Eco Sorriso

O Eco Sorriso nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Afora as ações já citadas ligadas à sustentabilidade, as unidades escolares contam com biodigestores, de modo que o resto das merendas vira biogás. Com isso, a meta é ser a primeira rede pública do Brasil a ser “Escolas Lixo Zero”, o que também amplia as ações de mobilização social.

O Paço Municipal também colocou em prática o “Gabinete Lixo Zero”, que, junto com a Estação da Sustentabilidade, estimula servidores e visitantes a fazer da reciclagem uma nova opção de vida.

Para sua viabilidade, o programa está integrado diretamente às secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), e ainda compõe as ações da Controladoria Geral do Município (CGM).