Uma equipe do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento fez, na tarde de ontem (30), uma ação de combate ao mosquito Aedes aegyti em nove quarteirões dos bairros Jardim Carolina e Jardim Alvorada.  A ação, efetuada com bombas costais motorizadas, foi motivada pela notificação de um possível caso de dengue, Chicungunya ou Zika Vírus pelo PSF da região.

 

Segundo a coordenadora da equipe, Elisângela Dias, essa ação é feita sempre no fim da tarde, horário de maior ação do mosquito causador dessas doenças. Elisângela, que é supervisora de campo do departamento de Vigilância Ambiental, orienta os moradores a reforçar os cuidados.

 

 “No primeiro levantamento deste ano, o índice de infestação do mosquito da dengue está muito alto. O percentual chegou a 3.9, sendo que o aceitável seria 1.0. Sendo assim, temos que redobrar os cuidados e lembrar que a dengue mata. A maioria dos focos encontrados pela equipe de campo está em pequenos recipientes como tampinha de garrafa, copinho, vaso de planta, lixos, coisas que os moradores podem cuidar e é de fácil remoção. Os moradores precisam cuidar do quintal para evitar que o mosquito se prolifere”, frisou a coordenadora.

 

Elisangela lembrou ainda que recentemente foi feita uma operação de limpeza na cidade,  retirando assim todo tipo de lixo e entulho, para que neste período de chuva o mosquito não encontre água parada para botar ovos. “O poder público faz a parte dele, se os moradores fizerem a parte que lhes compete, que é cuidar do seu quintal, vamos acabar com a dengue”, reforçou.

 

Somente no mês de janeiro deste ano, foram registrados 13 casos suspeitos de dengue em Sorriso.