Um levantamento epidemiológico sobre o índice de cárie foi realizados nas escolas do município de Sorriso pela equipe de Saúde Bucal. O departamento ligado a Secretaria de Saúde e Saneamento avaliou 900 crianças nas idades de05 e 12 anos. Os dados obtidos nesta avaliação serão usados para definir as ações de acordo com a realidade de cada escola.

O trabalho realizado pelos dentistas tem como objetivo diagnosticar como está o índice da saúde bucal nas escolas. A meta, a partir dos resultados desse estudo, é elaborar um plano de ação para melhorar os índices não satisfatórios que foram indicados. Esse estudo é preconizado a ser feito a cada três anos, como determina o Ministério da Saúde, para avaliar a eficácia das ações em promoção e prevenção.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Tatiane Tremea, foram avaliadas crianças nas idades de 05 e 12 anos de idade nas escolas municipais. “Essas crianças foram autorizadas pelos pais para fazer a avaliação, através de um comunicado por escrito, a partir disso fomos com uma equipe até a escola para fazer a avaliação e coleta dos dados, através de um questionário sobre qualidade de vida.O exame foi feito a céu aberto e luz natural como determina o Ministério da Saúde,” explicou à coordenadora.

O questionário aplicado às crianças de 12 anos será usado para relacionar a qualidade de vida e a doença cárie, já para as crianças de cinco anos o questionário será respondido pelos pais quando forem na Unidade de Saúde da Família, para relacionar o consumo de açúcar com a doença. Durante a avaliação as crianças diagnosticadas com maior número de cárie foram encaminhadas com prioridade no agendamento para o tratamento nas suas unidades de saúde.

Segundo a coordenadora a pesquisa serve de base para levantar o índice de cárie nos alunos, “trata-se de uma pesquisa de campo feita nas escolas para identificar os problemas de saúde bucal das crianças. Através desse estudo, é possível propor um plano de prevenção e tratamento diretamente voltado para resolver os problemas diagnosticados neste levantamento. Enfim, o problema de uma comunidade é identificado e as ações de saúde podem ser desenvolvidas diretamente naquele foco de deficiência encontrado, sendo, assim, um trabalho de extrema importância” explicou ela.