Alinhar os procedimentos da descentralização ambiental no Município e no Estado. Esse foi o mote da reunião realizada hoje (05), entre a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com o superintendente de Relacionamento e Atendimento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Murilo Covezzi e o analista de Meio Ambiente, João Balduino.

Covezzi pontuou que no encontro desta manhã, além de discutir os aspectos técnicos e os tramites para licenciamentos ambientais com a equipe local, tanto Covezzi, quanto Balduino ouviram dos sorrisenses um relato da experiência no município.

“Sorriso foi o primeiro município a contar com a descentralização ambiental, desde 2006, então viemos ouvir um pouco dessa experiência para poder levar para outras cidades do Estado que estão interessadas em ingressar no processo também”, detalhou Covezzi.

Além da descentralização ambiental para atividades de impacto local, o município realiza hoje também o licenciamento para atividades com resolução específica. Como foi o caso da licença prévia nº 001/2017 concedida à empresa Pioneiro Combustíveis, em 25 de janeiro deste ano, para a instalação do ponto de abastecimento de aeronaves no Aeroporto Regional Adolino Bedin. Desde o início do ano até o momento, a SAMA analisou e concedeu 123 licenças ambientais para empreendedores instalados no município.

Conforme a diretora de departamento e bióloga da SAMA, Marly Aguiar, a visita dos técnicos do Estado foi fundamental para padronizar procedimentos. “Para nós que realizamos o atendimento descentralizado, esse suporte e padronização do Estado é essencial”, pontuou.

Palestra

Ainda hoje à tarde, a partir das 14h, Covezzi deverá realizar uma palestra sobre o tema descentralização para prefeitos e secretários de agricultura e meio ambiente da região. O evento será no Sindicato Rural de Sorriso.