Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Conhecer e trocar experiências. É com esse objetivo que parte da equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Sorriso participou da Feira da Agricultura Familiar em Alta Floresta ontem (quinta-feira, 11 de agosto). Por lá a equipe debateu e conheceu de perto uma Oficina de Bioconstrução, os experimentos com Horta Vertical, conferiu o stand de Sistemas Silvipastoris e o papel das árvores na produção animal; além e dar uma passadinha na exposição da feira da Agricultura Familiar. A equipe também conheceu o Projeto de Meliponicultura desenvolvido por lá.
Conforme o secretário-adjunto da Sama, Márcio Khun, a meta é a troca de experiencias exitosas. “Nossos dias de campo também são abertos e recebemos um grande fluxo de pessoas de outros municípios, do mesmo modo, também vamos debater e buscar conhecimento; é uma troca muito válida”, pontua.
Márcio frisa ainda que a Sama oferta vários programas voltados para a agricultura familiar; inclusive com formação técnica; desde o início do ano já forma debatidas avicultura, piscicultura, horta urbana, apicultura, dentre outros. Em agosto, a produção leiteira e o gado de corte deve ser pauta de mais um encontro. E em setembro, os temas versam sobre fruticultura e apicultura.
Para quem quiser mais informações, é só procurar a Sama, das 7 às 13 horas na Rua marechal Cândido Rondon. Ficou com dúvidas? É só ligar no 3545-8353, também das 7 às 13 horas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).