Mais de 500 pessoas, entre produtores rurais, engenheiros agrônomos, acadêmicos e profissionais da área agrícola, participaram na última sexta-feira (05.05) do 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos. Realizado pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, o evento contou com uma palestra de abertura e cinco estações tecnológicas.

 Economista e consultor de mercados agrícolas, Vlamir Brandalize atraiu a atenção dos presentes ao falar das tendências do agronegócio mundial e brasileiro. Para o especialista, em se tratando de milho, os preços já atingiram o fundo do poço. “Se o produtor chegar na colheita e começar a vender tudo imediatamente, nos preços que aparecerem, certamente ele vai forçar o mercado com o excesso de oferta. É preciso buscar outras ferramentas como exportações, contratos do governo, e comercialização interna de maneira lenta. É uma grande safra, mas é preciso cautela”, garantiu Brandalize.

 Depois da palestra principal foi a vez do agricultor José Eduardo Macedo Soares Junior, da fazenda Capuaba em Lucas do Rio Verde-MT, passar aos participantes um pouco da experiência em Sistemas integrados de Produção. Ele destacou a importância da rotação de cultura e a utilização da palhada como cobertura de solo.  

 Em uma das salas do Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão, o IMA, onde foi realizado o evento, a tema foi informática no campo. A palestrante Dra. Laurimar Gonçalves Vendrusculo, da Embrapa-MT, levou aos participantes as tecnologias disponíveis e aplicáveis na produção agrícola.

 

As outras explanações foram feitas nas estações tecnológicas montadas no campo. Manejo de solo – Nutrição, com o engenheiro agrônomo Dr. Ciro Magalhães; Manejo de doenças e Nematóides em soja, com a Dra. Dulândula Wruck e Microbiologia do Solo com o engenheiro agrônomo Anderson Ferreira, todos da Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop-MT.

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, o Senar-MT, também esteve presente no evento. O supervisor do Senar da regional Sorriso, Régis Bosoki, aproveitou para fazer uma apresentação institucional com os programas oferecidos ao homem do campo. Material que também foi apresentado durante o evento através de vídeos: Sucessão Familiar, Mecanização Agrícola, Inseminação artificial e

 

Para o presidente do CAT Sorriso, Darcy Getúlio Ferrarin, o balanço do evento é muito positivo. “Como é bom ver as cadeiras todas ocupadas. Saber que o produtor rural e os profissionais da área agrícola estão buscando conhecimento. Precisamos estar sempre atualizados para ter sucesso na atividade”, disse o presidente em seu discurso.

Presente no evento, o prefeito Ari Lafin, destacou que encontros como esse que discutem sustentabilidade, demonstram que “estamos crescendo da forma certa. Sorriso e o Estado de Mato Grosso tem crescido no caminho da sustentabilidade”, pontuou. Lafin disse ainda que uma das responsabilidades do poder público é “unir a sociedade e pensar no desenvolvimento socioeconômico da região”.

Lafin também agradeceu aos idealizadores do encontro pela iniciativa e pela doação de seu tempo e capacidade técnica necessária para empreender projetos como esse. “Destaco que além de produzir grãos como milho e soja em grande escala, temos aqui em nossa região uma grande potencialidade humana, preocupada com sustentabilidade econômica e ambiental”, ressaltou. “E muito nos honra que esse evento, voltado para a agricultura, integre o calendário de comemorações dos 31 anos de Sorriso”, acrescentou.   

 

Realização

 O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos é realizado pelo Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso e a Prefeitura Municipal. A parceria técnica é da Embrapa-MT e do IMA, o Instituto Matogrossense do Algodão. O apoio é da RTRS, WWF-Brasil e do Cidesa, o Consórcio de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires.