Destaque internacional por suas potencialidades produtivas, Sorriso recebeu ontem (22), mais uma visita internacional. Isso porque representantes da empresa chinesa Zuhai Yuren Agricultural Aviation, especializada no ramo de pulverização e fertilização aérea por meio de drones, estiveram no município para uma demonstração de funcionamento.

Além de apresentar a tecnologia inovadora, a comitiva participou de uma reunião em que os sorrisenses destacaram o potencial econômico, tecnológico e produtivo do município. Durante o encontro, o diretor da empresa, Jeff Yi, pontuou que a intenção da empresa é instalar no Mato Grosso uma indústria de drones agrícolas especializada no atendimento a médios e pequenos produtores. O investimento inicial do grupo é de US$ 22 milhões com previsão de gerar 200 novas vagas de trabalho.

Jeff Yi destacou que a tecnologia é bastante utilizada na Ásia tanto para pulverização quanto fertilização de lavouras de cana-de- açúcar, soja e algodão. Segundo o diretor da empresa, estão disponíveis no mercado dois tipos de drones, um com capacidade de 10 litros e outro de 20 litros de pulverizante ou fertilizantes. O menor cobre uma área de dois hectares em dez minutos. Já o alcance do maior é de quatro hectares em dez minutos, “este é capaz de trabalhar cinco horas diárias com a cobertura de um quilômetro de distância”, explicou. Também está em análise a criação de um modelo com capacidade para 30 litros.

O empresário também citou as vantagens do uso de drones. Conforme ele, o alcance do drone é maior, “chegando a locais como montanhas e rios de difícil cobertura, além de evitar o contato direto do produtor com o veneno”, salientou.

Jeff Yi pontuou que a comitiva irá visitar dez municípios mato-grossenses. Ao optar pela instalação no Mato Grosso, a empresa levou em consideração o fato do Estado ser referência agrícola no país, disse.

Para o prefeito Ari Lafin, a visita dos chineses reforça o interesse em investir no município. Lafin lembrou que desde que integrou a delegação mato-grossense que visitou a China, em novembro do ano passado, esta é a sétima vez que os asiáticos estão no Mato Grosso para conhecer a produção estadual. “Especificamente a tecnologia apresentada hoje (22), é de relevância extrema para nossos pequenos produtores rurais, pois tende a diminuir o contato humano com agrotóxicos. Sorriso vive um momento de expansão”, frisou.

Lafin também afirmou que a intenção do município é implantar até o mês de fevereiro o programa “Desenvolve-Sorriso”, ligado ao programa estadual “Desenvolve-MT”, com a finalidade de fomentar novos investimentos públicos e privados para o município. Lafin ressaltou que “o trabalho dos agricultores  transformou Sorriso na Capital do Agronegócio. Nossa missão agora é transformar o município em um celeiro de empregos agregando valor à produção local”.

Ao acompanhar a reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, também enfatizou a importância do prefeito Ari Lafin ter integrado a comitiva que visitou o país da Ásia Oriental. “O prefeito Ari e o secretário Cláudio foram até a China buscar esses investimentos. Chegaram preparados, com material em mandarim e isso despertou a atenção dos chineses. Essa é a sétima delegação chinesa que vem até o Estado e que visita Sorriso”, comentou.

Avalone acrescentou ainda que uma oitava delegação deverá vir para o Mato Grosso em fevereiro. “É uma empresa que trabalha com a fabricação de placas solares e eles também visitarão Sorriso”, explicou.

De acordo com o presidente do programa estadual Desenvolve-MT, José Adolfho Vieira, a meta no momento é atrair investimentos para todo o Estado e verticalizar a economia para agregar valores.  “Além de ofertar linhas de crédito e de fomento para micro e pequenos empresários, nosso objetivo é abrir novos mercados para os produtos mato-grossenses dentro e fora do país”, finalizou.