Responsável pelo Castrapet, a veterinária Beatriz Brocco, explica que o serviço teve início em 6 de maio de 2024 e, desde então 975 animais, sendo 244 cães machos, 344 cadelas; 217 gatas e 170 gatos já foram castrados. Além dos animais castrados, outros 82 contaram com serviços de consultas veterinárias e realização de exames. Ao todo, foram 1.057 atendimentos entre castrações, serviços realizados como consultas e exames.
A veterinária reforça que nesse momento a Sama atende animais tutelados por pessoas cadastradas no CadÚnico para programas sociais e protetores independentes. Para tutores com CadÚnico e tutores independentes, o acesso aos serviços é gratuito.
Para quem é tutor de um animal e se enquadra nas situações acima e busca acesso aos serviços, existe um protocolo para atendimento. Mas calma, que tudo é muito fácil de ser feito. Para ter acesso basta preencher o cadastro disponível no site da Prefeitura ( https://site.sorriso.mt.gov.br/castrapet) e seguir todas as etapas previstas no processo. Em caso de dúvidas, basta procurar a Sama no Parque Ecológico Claudino Francio, das 7h às 17h. O telefone para contato é o 3545 8396.
“Essa parceria está centrada em diminuir a população de cães de rua, situações de abandono que acabam lotando o Abrigo e os quintais de protetores independentes; precisamos lembrar que animais assim como as pessoas também passam por situação de vulnerabilidade e, nesses casos a castração é um ato de cuidado”, frisa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.
A presidente da Associação Amparo Animal, Rosemeri Félix do Nascimento, pontua que somente a Associação recebeu apoio para realizar mais de 100 castrações de cães e gatos recolhidos das ruas no último ano. E assim como ocorre no Abrigo Municipal de Cães e Gatos, após o resgate e a castração, muitos desses animais são disponibilizados para adoção responsável, contribuindo para o controle populacional e bem-estar animal.
“Somos uma Associação de protetoras independentes, hoje cuidamos de mais de 200 animais, entre cães e gatos, todos acolhidos com o apoio de voluntários que cedem espaços em suas casas, lotes, empresas e construções, funcionando como lares temporários até que consigamos um lar definitivo para cada um deles”, explica.
Rosemeri salienta que cuidar dos animais é uma forma de oferecer dignidade, cuidados e novas oportunidades de vida aos animais abandonados. “Realizamos nosso trabalho com o apoio da comunidade e em busca de parcerias que possam fortalecer essa causa como com a Prefeitura”, diz.
Castração e microchipagem
Hoje, a empresa Camargo & Romera Ltda (AuKimia), vencedora do pregão eletrônico 009/2024, é a responsável pelos serviços de castração de cães e gatos, além do tratamento de cães em casos de hemoparasitose com comprovação da necessidade e microchipagem.
Picolo completa que “tudo é feito de forma profissional, segura; os animais são anestesiados e preparados para o procedimento realizado na clínica”, detalha. E caso algum tutor deseja inscrever seu animal, mas tem dúvidas, basta procurar a equipe da Sama. “Estamos prontos para ouvir e auxiliar”, pontua.
Vale sempre lembrar que além do Castrapet, a Sama também realiza o trabalho de acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade nas ruas realizado pelo Abrigo Municipal de Cães e Gatos. Inclusive, os animais postos para adoção pelo Abrigo são todos já chipados, castrados e vermifugados. “Os animais do Abrigo são castrados, mas passam por outro processo, não incluem os números do Castrapet”, detalha o secretário.
CONFIRA AQUI MAIS DETALHES SOBRE O DECRETO 1.073 QUE REGULAMENTA A AÇÃO DE PROTETORES INDEPENDENTES.
CLIQUE AQUI E ACESSE O CADASTRO PARA TUTORES DO CADÚNICO!
É PROTETOR INDEPENDENTE, INTEGRA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO, OU ONG, ENTÃO, CLIQUE AQUI!