Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
Mais um serviço necessário. Assim foi classificada a abertura de uma sala de vacinas dentro do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Em mais uma parceria pública/privada, desde agosto o Hospital disponibiliza o espaço e profissionais e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento, vem disponilizando as doses de BCG e hepatite B, aplicadas ao nascer. O espaço foi oficialmente inaugurado na última sexta-feira, 06 de dezembro.
Para o prefeito Ari Lafin, essa é mais uma parceria que visa ampliar a corrente do bem em favor das crianças sorrisenses. "Quem ganha é a população que agora conta com mais um espaço para a imunização dos pequenos", completa o gestor da pasta de Saúde, Luís Fabio Marchioro.
Responsável pelo departamento de Vacina do Município, a enfermeira Katia Dal Pra, reforça que o espaço possibilita que recém nascidos já saiam do hospital com os primeiros imunizantes já aplicados. "Facilita para as famílias que não precisam levar o recém-nascido para o PSF, assim que dá alta ele já sai com todas as doses, depois disso é sódar continuidade ao cuidado no próprio PSF", ressalta.
Ainda nesta semana mais uma sala como essa será aberta, desta vez no Hospital Regional de Sorriso.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).