“Mensalmente, desde que o projeto iniciou em março, estão sendo comercializadas cerca de 1.050 cestas, passando de nove mil cestas durante o período de pandemia”, frisa Kuhn. “Além disso, também foram montadas e entregues 2.790 cestas destinadas exclusivamente para o Mesa Saudável que teve início em 2 de junho”, complementa. O secretário salienta que desde o início da pandemia a agricultura familiar se reinventou. “Montar e vender as cestas foi uma novidade para todos que atuam no meio”, diz.

O secretário lembra que devido à grande demanda, desde o dia 30 de março a Sama criou uma conta comercial de whatsapp para receber os pedidos de interessados. As solicitações podem ser feitos automaticamente pelo número (66) 99205-4306 que registra os pedidos e encaminha para o setor de entregas. As cestas são comercializadas pelo valor único de R$ 40,00.

“Criamos essa opção como forma de apoiar o desenvolvimento dos pequenos produtores do município. É uma maneira de evitar o desperdício da produção, garantir o sustento financeiro dessas famílias e também auxiliar o mercado consumidor, já que a recomendação é evitar aglomerações. Ficamos felizes que todo o trabalho desenvolvido está dando muito certo”, acrescenta.

O secretário lembra ainda que a Administração Municipal continua cadastrando novos produtores rurais que queiram vender seus produtos desta forma. Hoje a Ceasa conta com 45 produtores cadastrados. Os interessados devem procurar a Sama, no Paço Municipal, das 7 às 13 horas ou entrar em contato pelo telefone 3545-4729.