Proporcionar aos reeducandos o aprendizado de um ofício que permita uma mudança de vida, contribuir para a melhoria de espaços públicos de uso coletivo e garantir a remissão de pena, pois três dias de trabalho resultam em um dia a menos de encarceramento. Basicamente, são estes os objetivos do projeto que vem sendo desenvolvido pelo Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), em que um grupo de reeducandos executa reparos em prédios públicos do município.

No sábado (25), a Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt recebeu um grupo de 20 reeducandos que promoveram melhorias na unidade, como pequenos consertos, pinturas, corte de grama e jardinagem. “São serviços essenciais na manutenção do prédio para garantir um ambiente escolar sempre limpo e atrativo para as crianças”, destaca a diretora da escola, Edena Broch.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Korbes Drechsler, destaca que a ação proposta pelo diretor do CRS, Enilson de Castro, e pela juíza criminal Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, vem ao encontro de um dos focos da Administração, que é justamente a conservação dos prédios públicos e a revitalização de ambientes por meio de jardinagem.

“Aproveitamos para fazer este trabalho aos sábados para não interferir na rotina escolar, permitindo que os reeducandos possam contribuir com a comunidade por meio destas ações, além de poderem trabalhar e reduzir suas penas”, comenta a juíza, lembrando que esta ação também deve ser feita em outras instituições.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também auxilia nos trabalhos, fornecendo suporte aos reeducandos. “Como representantes do Poder Executivo, agradecemos esta disponibilidade e desejamos muito sucesso para os reeducandos”, afirma o secretário Acácio Ambrosini, acrescentando que a mão-de-obra de reeducandos também deve ser empregada em projetos da Administração Municipal.