Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Debater. Multiplicar experiências positivas que cada Município teve ao longo de 2024. Sem deixar de projetar um 2025 cheio de novidades. Essa foi a pauta do Encontro Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social que reuniu representantes de 141 municipios mato-grossenses. A primeira-dama, secretária de Assistência Social e presidente do Coegemas/ MT, Jucelia Ferro, pontuou a importância do evento. "Esse foi o quarto encontro do ano e em cada temos uma diversidade de ideias, propostas e ações exitosas que os municípios apresentam; o encontro é um momento de compartilhar, ouvir e somar com nossos colegas", diz.
Também presente no evento o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Assistência Social em todas as cidades. "Hoje a Assistência é responsável por ofertar ensinou profissionalizante que vem com a possibilidade de um futuro melhor, de uma carreira, é uma concepção muito diferente do passado em que as ações se baseavam mais no assistencialismo", ressaltou.
Jucelia ressalta que durante toda a terça-feira e em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, o Colegiado ofertou debates e capacitações a cerca das variadas políticas sociais que integram a pasta de Assistência Social no Estado.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).