“Pacientes intubados exigem um cuidado intenso por parte da equipe clínica, são pessoas em risco eminente de vida”, reforça o gestor da pasta da Saúde, Vânio Jordani. O secretário pontua ainda que toda vez que a UPA recebe uma emergência, a equipe prioriza o atendimento de emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade. “Uma emergência requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, diz.
Além disso, frisa o coordenador administrativo da Unidade, Wesley Romão, nas segundas-feiras o movimento é sempre mais intenso. “Esse é um padrão normal que observamos toda a semana”, pontua.
Wesley destaca que todo atendimento é prestado seguindo o Sistema de Triagem Manchester (STM), utilizado na Emergência, que tem por objetivo organizar a demanda de pacientes que procuram atendimento de emergência, identificando as prioridades clínicas antes da avaliação médica.
Pelo Sistema de Triagem de Manchester, assim que chega no serviço de Emergência o usuário é atendido por um profissional da enfermagem que faz uma avaliação das queixas relatadas, sinais e sintomas clínicos apresentados. “Esse padrão é para identificar os casos graves e justamente dar prioridade a eles”, frisa.
Relembre o fluxo de atendimento:
✅ Casos graves procure a UPA;
✅ O PSF Juceli Pereira, a Upinha do Santa Clara, atende de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite;
✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, atende todas noites das 18 horas até às 6 da manhã do dia seguinte e permanece aberto 24 horas em sábados, domingos e feriados;
✅ Se houver recomendação de uso de medicamentos, procure uma Farmácia Cidadã com a receita do SUS em mãos;
✅ A Farmácia Cidadã Central atende 24 horas de segunda a segunda;
✅ As demais farmácias atendem de segunda a sexta-feira das 7 às 11 e das 13 às 17 horas;
✅ Casos leves procure um PSF;
✅ Qualquer dúvida procure a unidade de saúde mais próxima de você.