Na
sexta-feira (10), os profissionais do Centro Municipal de Apoio a Inclusão da
Educação Especial de Sorriso (CEMAIS) e os professores do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) estiveram reunidos para estudar o Plano
Municipal da Educação Inclusiva.
Este
estudo vem para a melhoria e reformulação das ações da Secretaria Municipal de
Educação e Cultura de Sorriso (SEMEC) na oferta da Política da Educação
Inclusiva, a todas as crianças de 4 a 17 anos com deficiências no sistema
municipal educacional.
Neste
sentido, explica a coordenadora da Educação Especial da SEMEC, Heloneide
Alcantara Matos, que “definimos as ações dentro das estratégias que podem
contribuir com a inclusão de crianças com deficiências, Transtornos Globais do
Desenvolvimento, Transtorno do Espectro
Autismo e com Altas Habilidades e/ou Superdotação no ensino regular. Atualmente
atendemos 231 crianças especiais matriculadas nas 32 unidades educacionais do
município”.
O
município de Sorriso está em consonância com o PME, por meio da meta de
universalizar o atendimento escolar inclusivo aos(às) alunos(as) de 4 a 17 anos, com 23 estratégias e variadas
ações que buscam aumento do atendimento,
melhoria das estruturas físicas, materiais didáticos e recursos humanos de
acessibilidade e na busca da formação continuada para profissionais da
educação.