Na sexta-feira (10), os profissionais do Centro Municipal de Apoio a Inclusão da Educação Especial de Sorriso (CEMAIS) e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estiveram reunidos para estudar o Plano Municipal da Educação Inclusiva.

Este estudo vem para a melhoria e reformulação das ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (SEMEC) na oferta da Política da Educação Inclusiva, a todas as crianças de 4 a 17 anos com deficiências no sistema municipal educacional.

Neste sentido, explica a coordenadora da Educação Especial da SEMEC, Heloneide Alcantara Matos, que “definimos as ações dentro das estratégias que podem contribuir com a inclusão de crianças com deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento,  Transtorno do Espectro Autismo e com Altas Habilidades e/ou Superdotação no ensino regular. Atualmente atendemos 231 crianças especiais matriculadas nas 32 unidades educacionais do município”.

O município de Sorriso está em consonância com o PME, por meio da meta de universalizar o atendimento escolar inclusivo aos(às) alunos(as)  de 4 a 17 anos, com 23 estratégias e variadas ações  que buscam aumento do atendimento, melhoria das estruturas físicas, materiais didáticos e recursos humanos de acessibilidade e na busca da formação continuada para profissionais da educação.