Educadora musical há vinte e nove anos, Cilene Leite de Mello foi uma das representantes de Sorriso na banca julgadora da 3ª Copa Centro Oeste de Bandas e Fanfarras, evento realizado em Sorriso no domingo (20). Fizeram parte da banca, também, profissionais de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Porto Velho e Sinop.
Formada de Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Cilene ressaltou o nível do evento. “Percebi que há regentes muito bons, assim como há outros que não tem nenhum conhecimento musical, pecando na regência, execução de movimentos, ou entradas e cortes desnecessários na regência”, observou.
Durante a Copa Centro Oeste os grupos musicais mostraram-se bastante ecléticos. “Hoje temos uma diversidade cultural muito grande; é difícil dizer tal estilo não pode. Tudo depende da criatividade do grupo, e a gente está disposto a aceitar. Porém, o grupo não pode sair das regras da regência e da execução musical. Muitas vezes se empolgam e executam estilos musicais que não tem nada a ver com a proposta de encontros como este”, frisou.
O concurso de bandas e fanfarras tem um regulamento, onde os grupos participantes são obrigados a seguir. Porém, a banca julgadora tem liberdade para avaliar a criatividade do grupo