Não há como pensar em uma criança sem a sua formação educacional. E como resultado de um planejamento, o município de Sorriso vem dando passos largos na construção de novas escolas e ampliação de novas vagas. O município é pujante e atrai milhares de novas famílias todos os anos, exigindo altos investimentos por parte do poder público.

E a quinta-feira 06 de julho foi especial para Sorriso, pois o Governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, e o Prefeito Municipal, Ari Genésio Lafin, visitaram o canteiro de obras da Escola Técnica de Sorriso, bem como inauguraram as Escolas Estaduais Arlete Maria Capellari e Escola Estadual da Polícia Militar Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral.

A Escola Estadual Arlete Maria Capellari segue o modelo padrão da Seduc, com 18 salas de aula e capacidade para atender mais de 1,5 mil estudantes do bairro Rota do Sol e adjacências. Orçada em R$ 5,4 milhões, a unidade possui ainda salas para diretoria; secretaria; sala de informática, sala de professor; biblioteca; quatro conjuntos de banheiros; cozinha e refeitório; praça de recreação e urbanização; além de quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e dois conjuntos de vestiários. A contrapartida do município foi a doação do terreno para a construção da escola.

Já a Escola Militar é resultado de parceria entre a Seduc, a Prefeitura de Sorriso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Em 2017, a escola atenderá 138 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio. Contudo, a expectativa é de que no ano letivo de 2018 o número suba para 760 estudantes. A escola está em funcionamento ao lado do Park Shopping Sorriso. O município contribuiu com a locação e cedência do espaço onde a escola funciona provisoriamente até a construção da sede própria. O poder público municipal também mobiliou a cozinha, sala de professores, sala da coordenação, entre outros.

Para a Secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Korbes Drechsler, estes investimentos atendem o Plano Municipal de Educação (Lei nº 2942/2015) que prevê a gestão compartilhada entre o município e o Estado, a fim de promover o desenvolvimento da educação no município, atendendo, também, as reivindicações dos munícipes e o crescimento contínuo do município.

Para o prefeito Ari Lafin, o investimento em educação é um direito garantido pela Constituição Federal. “A Carta Magna mais importante do nosso País diz que a educação é um direito social, não é um favor do Estado para as pessoas. Estarei sempre levantando a bandeira da educação, a fim de garantir que nossas crianças tenham o conhecimento que merecem”, ressaltou, afirmando ainda que sente uma enorme satisfação em ver tantos investimentos sendo feitos no município de Sorriso.

Novas metas estão sendo planejadas a curto e médio prazo, pois a demanda no setor educacional é grande e constante.