Prefeitura Municipal de Sorriso

Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Edital de R$50 milhões incentiva projetos de inovação que envolvam tecnologias

Publicado em 23 de junho de 2020 às 09:08
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vai apoiar projetos de empresas brasileiras que desenvolvam ações voltadas ao agronegócio, cidades, indústria e saúde

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou edital de subvenção econômica, no valor de R$ 50 milhões, para apoio à projetos de inovação envolvendo tecnologias para empresas brasileiras que desenvolvam ações voltadas ao agronegócio, cidades, indústria e saúde.

Para Nilton Borgato, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, as empresas do Estado devem estar atentas para aproveitar essa oportunidade.

“Neste momento de pandemia da Covid-19, novas tecnologias se tornam ainda mais essenciais para o desenvolvimento de outros setores. Nosso Estado, por exemplo, lidera a produção agropecuária no país e é importante que as empresas mato-grossenses também se destaquem na inovação tecnológica para terem maior produtividade e competitividade no mercado”, afirmou o gestor.

O ministro do MCTI, Marcos Pontes, explica que os novos recursos serão destinados à empresas de pequeno, médio e grande portes que tenham interesse em desenvolver produtos, processos e serviços inovadores em quatro áreas temáticas: Agro 4.0 (agricultura, pecuária de precisão e sistemas transversais à agricultura e pecuária), Cidades Inteligentes (logística urbana, segurança pública, saneamento ambiental, e monitoramento e desastres naturais); Indústria 4.0 (processos 4.0, virtualização de ambientes, e máquinas e equipamentos 4.0); e Saúde 4.0 (sistemas de predição, monitoramento remoto, telemedicina, gestão hospitalar, e prevenção e controle de epidemias).

O presidente da Finep/MCTI, General Waldemar Barroso, esclarece que as propostas deverão contemplar ao menos uma tecnologia habilitadora, tais como 5G, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Robótica Avançada, Computação em Nuvem, Realidade Aumentada ou Manufatura Aditiva.

“O edital tem por objetivo financiar, via subvenção econômica, projetos de inovação em tecnologias 4.0 nos temas transversais da indústria brasileira e integra as políticas públicas do governo federal de fomento à manufatura avançada e à internet das coisas”, afirma o diretor de Inovação da Finep/MCTI, Alberto Dantas.

Edital

Serão apoiados projetos que apresentem níveis de maturidade tecnológica de 3 a 7, os chamados TRLs (Technology Readiness Levels). Temas que envolvam Agro 4.0, Indústria .0 e Saúde 4.0 receberão R$ 15 milhões de aplicação e R$ 5 milhões nos temas relativos a Cidades Inteligentes. Será obrigatória a apresentação de uma contrapartida financeira, que poderá variar entre 5% e 100% do valor a ser subvencionado, dependendo do porte da empresa.

Poderão se candidatar empresas brasileiras com Receita Operacional Bruta superior a R$ 360 mil. O valor mínimo da subvenção, por projeto, é de R$ 500 mil e, o máximo, R$ 5 milhões. As Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) poderão participar do projeto como prestadoras de serviços.

As propostas de submissão de projetos de inovação referentes às tecnologias 4.0 devem estar acompanhadas de um Plano de Negócios contemplando o planejamento em todas as suas fases, considerando a sua estratégia, descrição, planejamento e execução dos investimentos produtivos, desde as etapas de pesquisa e desenvolvimento até a inserção no mercado e comercialização de produtos.

Tais propostas deverão ser encaminhadas à Finep/MCTI por meio eletrônico até o dia 27 de julho, quando se encerra a chamada do edital. O Formulário de Apresentação de Proposta (FAP) já se encontra disponível no sítio da Finep. O resultado preliminar está previsto para outubro desse ano e o resultado final, considerando a análise de recursos, a partir de novembro.

Texto: Assessoria Seciteci

SIC