A falta dos soros antivenenos não é um problema restrito à Sorriso. Todo o Estado de Mato Grosso, bem como todo o país, vem sofrendo com a falta destes imunobiológicos desde 2013. O motivo para este desabastecimento é que a dificuldade encontrada pelos laboratórios fornecedores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  na produção.

Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento alerta a população para redobrar os cuidados e evitar acidente com animais peçonhentos, pois o estoque disponível no Hospital Regional de Sorriso é baixo, haja visto que o mesmo atende outros 14 municípios.

A enfermeira Kátia Dal Prá, do setor de Vigilância Epidemiológica salienta que  “nosso estoque em Sorriso é baixo, mas já solicitamos  junto ao Estado a reposição dos soros, porém o mesmo não nos deu a previsão para o fornecimento de novas doses”.

A responsabilidade na distribuição dos soros antiofídicos é de responsabilidade do Ministério da Saúde e vem sendo feita de forma parcial já há alguns meses, em função das constantes reprogramações das entregas ocasionadas por greve de funcionários, furto de animais, problemas no abastecimento de matérias primas e problemas na produção.

Outra situação agravante na redução do quantitativo teve inicio ainda em 2013, quando  os laboratórios que produzem os soros tiveram que se adequarem às normas de   Boas Praticas de Fabricações (BPF), exigidas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ainda segundo Kátia, o indicado é que pessoas evitem locais de risco principalmente neste período chuvoso e coincidentemente com maior atividade agrícola de nossa região o que acaba por ser mais propício a acidentes com animais peçonhentos. “Outro período de grande risco é entre o entardecer e o amanhecer, em qualquer época do ano”, ressalta.

Confira algumas orientações para prevenir acidentes com animais peçonhentos:

* Se o deslocamento em áreas de risco se faz necessário, fazer uso de botas, perneiras, luvas.

* Não acumular entulho, lixo doméstico, ferro velho, telhas e tijolos, mantendo limpo quintais, jardins e terrenos baldios;

* Ao aparar a grama, recolher as folhas caídas;

* O lixo deve sempre ser mantido fechado em sacos plásticos;

* Andar sempre calçado;

* Ao trabalhar com construção, usar luva de raspa de couro para proteção;

*Jamais introduzir a mão em frestas ou buracos no chão, como tocas de tatus e cupinzeiros;

* Olhar por onde caminha atenciosamente e em locais onde se deseja apanhar pequenos objetos ou animais;

* Fazer a limpeza de locais com vasta folhagem, usando botas, luvas e calças compridas;

* Matagais e montes de folhas mais ou menos secas merecem atenção redobrada;

* Não manusear animais peçonhentos vivos ou mortos;

* Evitar o amontoamento de sapatos, roupas e utensílios domésticos;

* Manter berços e camas afastados da parede;

* Mudar periodicamente de lugar materiais de construção sem uso, lembrando-se de proteger as mãos com luvas;

* Importantíssimo preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos.