Amamentar é um direito de toda mãe. No agosto dourado, as organizações de saúde reforçam a necessidade e a importância de realizar a amamentação pelo menos até o 6º mês de vida da criança e, se possível, até os dois anos ou mais, segundo orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).
A amamentação ajuda na nutrição e imunização do bebê contra doenças respiratórias e alergias.
A amamentação também contribui para a prevenção do câncer de mama, principalmente se feita por mais de um ano.
Quem passa pela BR-163, no trecho que separa Sorriso de Sinop, se depara com um canteiro de obras para a duplicação da rodovia, tornando concreto (literalmente), o sonho de mais segurança, agilidade e qualidade de vida.
Além de pista nova, e revitalização da já existente, a intervenção deve resultar em acessos mais seguros em diversos pontos, como no acesso ao Assentamento Jonas Pinheiro, no Km 773 + 640, com dois retornos a cerca de dois quilômetros a Sul e a Norte do assentamento.
“É um trabalho constante no sentido de pedirmos à Nova Rota do Oeste esta melhoria, assim como acompanharmos o que vem sendo feito”, explica o secretário da Cidade, Jan Assad Lahham, ressaltando que a gestão da rodovia não compete ao Município, “sendo integralmente responsabilidade da concessionária”.
O cuidado com o Assentamento Jonas Pinheiro, um dos grandes celeiros da agricultura familiar de Sorriso, vem ainda antes do início da duplicação. Ainda em agosto de 2023, durante uma reunião entre representantes da Prefeitura de Sorriso e da Nova Rota do Oeste, com a participação do Legislativo municipal e estadual foram definidas uma série de medidas para garantir o ir e vir seguro, não apenas dos moradores do Jonas Pinheiro, como de todos que trafegam pelo trecho.
Na oportunidade, a Nova Rota anunciou a instalação de dois viadutos, um nas proximidades na Havan e um na região do Aeroporto Regional Adolino Bedin, e das duas novas passarelas na travessia urbana de Sorriso. Foi nesta reunião que, oficialmente, foi solicitado à Nova Rota o pedágio social aos assentados.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).